Gripe e Resfriado: Qual a Diferença?

Gripe e Resfriado: Qual a Diferença?

 

 

Quando a febre, tosse, rouquidão, nariz entupido e dores no corpo chegam pra valer, alguns se manifestam dizendo: “Estou gripado!” 

 

Outros para os mesmo sintomas afirmam com precisam: “Estou resfriado!” 

 

Alguns alegam que a gripe é o estágio seguinte do resfriado, outros dizem que resfriados mal curados geram gripe, uma infinidade de explicações ao redor destes dois temas que são distintos e que não são nada do que vimos aqui neste parágrafo.

 

Tem Vírus?

 

A gripe e o resfriado, embora um pouco parecidos, são causados por vírus diferentes. 

 

A gripe é causada por um vírus específico chamado influenza e o resfriado pode ser causado por uma gama de outros vírus. 

 

Você pode Gostar Também:

Dieta do Glúten

Conheça a Melhores Frutas Para Estar na Sua Dieta

Os sintomas por se parecerem acabam nos confundindo entre um e outro, ou acaba nos fazendo acreditar que tudo se trata de uma única coisa!

 

O resfriado geralmente não nos dá sintomas como febre alta, dor de cabeça ou pelo corpo e fraqueza, pois este são sintomas da gripe.

 

Principais Sintomas da Gripe

 

Na gripe há uma infecção respiratória por isso há presença da febre chegando a ser de 38° e as vezes passa dos 40° (principalmente nas crianças); tosse com catarro, dor na garganta e olhos. Além do que ela te deixa de cama por 7 a 10 dias. 

 

A gripe tem uma força tremenda para debilitar o organismo. Quando há uma complicação pode levar a uma pneumonia. Não existe exame específico que detecte a gripe, mas pode facilmente perceber por seus sintomas. Em casos de gravidade, pressão baixa dor no tórax e vômitos constantes, são presentes depois de 10 dias de infecção.

 

Principais Sintomas do Resfriado

 

Já no resfriado temos aí uma infecção branda das vias respiratórias, pode não haver febre, a coriza é muito comum e quase constante, a tosse é seca e leve, e chega a durar entre 2 a 4 dias. 

 

Em uma complicação, leva a otite, sinusite e bronquite.

 

Como os vírus sempre estão em mutação, nosso organismo não tem como criar uma defesa imunológica permanente, e por isso até as vacinas sempre estão em mudança. 

 

Conselhos Finais

 

O que vale ressaltar é que lavar sempre as mãos com água e sabão, evitar estar em ambientes fechados com pessoas gripadas e sempre fortalecer o sistema imunológico com a alimentação correta e muita água, se torna regra de ouro quando se trata de gripes, principalmente quando as mutações virais podem originar gripes jamais conhecidas antes e gerar epidemias.

 

Uma dieta balanceada, e seguir a risca as recomendações medicas fazem toda diferença no tratamento e cura.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.