Grupos de Estudos: quais são as vantagens de participar?
Estudar em grupo facilita o compartilhamento de conhecimento.
Cada pessoa tem seu método de estudo predileto, que combina mais com o seu perfil de estudante. Para alguns, estudar por conta própria, sem ajuda de um professor, pode ser simples. Já outras pessoas preferem se juntar a grupos de estudos para potencializar o processo de aprendizagem. No contexto acadêmico e em períodos de preparação para concursos públicos ou vestibulares, os grupos de estudo são de grande valia.
Para os estudantes que têm dificuldade de aprender por contra própria ou que não conseguem manter uma rotina de estudos devido à falta de horários e locais preestabelecidos, os grupos de estudos podem ser uma ótima solução.
O que são grupos de estudos?
Esses grupos são formados por estudantes que têm um objetivo em comum: aprender sobre um determinado tema, estudar para um vestibular ou mesmo resolver atividades ou estudar em conjunto os assuntos de um curso ou matéria. Além de motivar os estudantes a se dedicarem mais às suas atividades acadêmicas, esses grupos ajudam a sanar dúvidas sobre variados temas em um ambiente de colaboração mútua.
Diante disso, as vantagens de fazer parte de um grupo de estudo são muitas! Veja a seguir.
Por que fazer parte de grupos de estudos?
Um dos principais benefícios dos grupos de estudos é a troca de conhecimento, pois nesses grupos os seus membros têm a oportunidade de compartilhar seus conhecimentos e experiências, o que pode ajudar a esclarecer dúvidas e aprofundar a compreensão dos temas estudados. Quando um integrante domina mais um assunto do que os demais, ele pode ajudar os demais colegas e vice-versa. Além disso, as discussões em grupo podem proporcionar uma visão mais abrangente sobre o assunto em estudo.
O aumento da motivação também está entre as vantagens de fazer parte de grupos de estudos, pois estar ao lado de boas companhias faz com que o estudante se comprometa com os outros membros do grupo, se motivando a cumprir metas de estudo e prazos estabelecidos. A presença dos colegas pode ajudar a manter o foco e a disciplina nos estudos.
Participar de um grupo de estudo pode ajudar a desenvolver habilidades sociais, habilidades de comunicação. A dinâmica do estudo em grupo ajuda o estudante a ter uma boa perspectiva do trabalho em equipe, que é fundamental não apenas na vida acadêmica, mas também na vida profissional. Ainda nesse sentido, fazer parte de um grupo de estudo oferece a oportunidade de interagir com outras pessoas que compartilham interesses semelhantes, o que pode reduzir o sentimento de isolamento e proporcionar um senso de comunidade.
Por fim, destacamos também como ponto positivo dos grupos de estudo a possibilidade de obter feedback imediato. Ao discutir conceitos e resolver problemas em grupo, o estudante recebe feedback imediato dos seus colegas, o que pode ajudá-lo a identificar e corrigir erros de compreensão mais rapidamente.
Como encontrar ou formar um grupo de estudo?
Encontrar um bom grupo de estudo pode ser mais fácil do que parece. Em primeiro lugar, é preciso definir um objetivo, para que você possa buscar pessoas com foco na mesma direção. Além disso, é comum encontrar em escolas, faculdades e universidades grupos que se reúnem para estudar. Procure por avisos em murais, grupos de discussão online da instituição ou pergunte aos seus professores ou orientadores acadêmicos se eles têm alguma informação sobre grupos de estudo disponíveis.
Outra forma de encontrar esses grupos é por meio das redes sociais. Diversas plataformas de estudo ou redes sociais como o X (Twitter), YouTube ou o Instagram são ótimos lugares para encontrar grupos de estudo ou para formar um novo grupo. Você pode procurar por grupos existentes ou criar o seu próprio e convidar colegas interessados.
Leia também: Concurso Nacional Unificado: Principais informações sobre o ‘Enem dos Concursos’, o CNU 2024; saiba mais!