“Há alguns anos atrás”: essa expressão está correta?

Tire todas as suas dúvidas

A expressão “há alguns anos atrás” é bastante comum em conversas do cotidiano e também em redações e outros textos. Mas, muitos estudantes não sabem que ela é redundante e que, gramaticalmente, é considerada incorreta.

Para que você entenda por que essa expressão é inadequada, separamos um resumo completo com tudo aquilo que você precisa saber sobre os possíveis usos de “há alguns anos atrás”. Vamos conferir!

O verbo “haver”

Em primeiro lugar, devemos destacar que a palavra “há” é uma forma do verbo “haver” no presente do indicativo. Quando usado com sentido de tempo decorrido, “haver” expressa a ideia de um evento aconteceu no passado. Na língua portuguesa, o verbo “haver” é amplamente utilizado para marcar a passagem do tempo, sendo responsável por situar um acontecimento no passado.

Assim, ele pode indicar que uma ação aconteceu há um determinado período de tempo. A seguir, veja dois exemplos que incluem esse verbo:

  • Há cinco dias, participei de uma reunião importante.
  • Há quatro anos, me mudei para outro país.

Nesses exemplos, o verbo “haver” estabelece que os eventos ocorreram em um tempo anterior ao presente. Dessa forma, não há necessidade de adicionar outros elementos à frase para reforçar a ideia de passado.

O advérbio “atrás”

“Atrás” é um advérbio de tempo que também indica algo ocorrido anteriormente, sendo responsável situar uma ação no passado, indicando que algo já aconteceu há algum tempo. Veja dois exemplos:

  • Alguns dias atrás, recebi uma notícia boa.
  • Anos atrás, a tecnologia não era tão avançada como nos dias de hoje.

Nesses casos, “atrás” faz o mesmo trabalho de “há”: localiza a ação em um momento passado, sem que seja necessário acrescentar outro marcador temporal.

Entenda a redundância em “há alguns anos atrás”

Por meio da análise das funções de “há” e “atrás”, percebemos que ambos têm o mesmo papel: indicar que algo ocorreu no passado. Dessa forma, quando dizemos “há alguns anos atrás”, estamos repetindo duas vezes a mesma ideia, ou seja, estamos cometendo uma redundância.

Dicas de português
Veja se a expressão “há alguns anos atrás” está correta. Imagem: Pexels/Reprodução

A redundância acontece quando há repetição desnecessária de uma informação, o que torna a comunicação menos eficiente. Em “há alguns anos atrás”, “há” e “atrás” indicam o passado e, por esse motivo, o advérbio “atrás” não deve ser usado,.

Veja  a redundância em outros exemplos:

  • Há três dias atrás, comprei um carro novo.

O correto seria dizer “há três dias, comprei um carro novo.”

  • Há dois anos atrás, concluí minha graduação.

O correto seria dizer “há dois anos, concluí minha graduação.”

Nos exemplos, o uso de “atrás” é desnecessário porque “há” já indica que os eventos ocorreram no passado.

Entenda o que é redundância linguística

A redundância linguística é a repetição desnecessária de uma informação já contida em uma frase. Ela pode ocorrer de várias formas, como no uso de sinônimos ou de expressões que carregam o mesmo significado, resultando em uma comunicação prolixa e menos eficaz.

Embora a redundância possa ser usada para dar ênfase ou estilo a uma frase, no caso de “há alguns anos atrás”, ela não acrescenta nada de útil ao enunciado, além de ser um erro gramatical.

Veja outros exemplos comuns de redundância na língua portuguesa:

  • Subir para cima: a palavra “subir” já indica movimento para cima.
  • Entrar para dentro: o verbo “entrar” já pressupõe a direção para dentro.
  • Conviver junto: o prefixo “con-” já indica a ideia de estar junto.

Essas expressões, assim como “há alguns anos atrás”, são incorretas porque a repetição de informações torna a frase redundante. Em vez de tornar o enunciado mais claro, a redundância pode causar confusão ou tornar a comunicação desnecessariamente longa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.