História: conheça os principais eventos históricos da Europa

Veja quais são eles

Todos nós sabemos que a disciplina de história é responsável por estudar as mudanças e permanências ocorridas na sociedade e também as ações humanas ao longo do tempo. As questões de história estão presentes nas principais provas do país e abordam alguns dos acontecimentos de maior relevância para a história geral.

Para que você consiga se preparar de forma adequada para os Vestibulares e o ENEM 2024 (Exame Nacional do Ensino Médio), separamos um resumo com os principais eventos históricos da Europa. Vamos conferir!

História: Guerra dos Cem Anos

A Guerra dos Cem Anos foi um conflito entre a França e a Inglaterra que aconteceu entre os anos de 1337 e 1453, na Idade Média. O conflito foi motivado pela disputa por territórios na França e pela sucessão ao trono francês.

A guerra pode ser dividida em várias fases e, além disso, foi marcada por diversas batalhas importantes e, ao final do conflito, a França saiu vitoriosa e consolidou sua posição como uma grande potência da época.

História: A Reforma Protestante

A  Reforma Protestante foi um movimento religioso que surgiu na Europa no século XVI e começou no Sacro Império Romano-Germânico. Logo depois do movimento de Martinho Lutero, outras reformas surgiram no continente europeu, como o Calvinismo e o Anglicanismo.

O Luteranismo contestou a autoridade da Igreja Católica e defendeu uma nova interpretação da Bíblia. Vale ressaltar que a Reforma Protestante teve um grande impacto na Europa, dividindo a sociedade em católicos e protestantes e gerando conflitos religiosos.

História: A Primeira Revolução Industrial

A Primeira Revolução Industrial foi um dos principais acontecimentos da Europa durante a Idade Moderna. O movimento começou na segundo metade do século XVIII, por de 1760,  e alterou completamente o funcionamento do mercado produtor europeu.

Com a Revolução, a Europa conheceu a introdução de novas máquinas e processos de fabricação. Ainda, devido as sociedades da época foram totalmente transformadas pela urbanização e pelo desenvolvimento econômico provocados pelo desenvolvimento das indústrias.

História: A Primeira Guerra Mundial

A Primeira Guerra Mundial, que aconteceu entre os anos de 1914 e 1918, foi um dos principais eventos históricos da Europa. A guerra envolveu países como a Alemanha, o Império Austro-húngaro, a França, a Rússia e o Reino Unido.

Primeira Guerra Mundial
É importante estudar a Primeira Guerra Mundial para os vestibulares. Imagem: NastyaSensei/Pexels

O embate ocorreu por uma série de motivos. Dentre os principais, podemos destacar: a rivalidade entre as nações europeias, a busca por novos mercados e a disputa por territórios.

A Primeira Guerra Mundial provocou consequências devastadoras para o continente europeu, como milhões de mortes e a criação um clima de desconfiança e hostilidade entre as nações europeias que culminaria, em 1939, na Segunda Guerra Mundial.

História: A Queda do Muro de Berlim

A queda do Muro de Berlim marcou o fim da Guerra Fria, conflito entre Estados Unidos e União Soviética que havia começado em 1947.

Em novembro de 1989, após pressão popular e negociações políticas, o muro foi derrubado, permitindo a reunificação da Alemanha e provocando o enfraquecimento do regime soviético na Europa.

O muro havia sido construído em 1961 para dividir a Alemanha em duas partes: a parte Oriental, controlada pelos soviéticos, e a parte Ocidental, dominada pelos Estados Unidos. Mas, além dessa função, o muro havia se tornado um símbolo da divisão do mundo em dois blocos ideológicos opostos durante a Guerra Fria.

História: A Revolução Russa

A Revolução Russa começou no ano de 1917, na Rússia. O movimento foi liderado por Vladimir Lenin e foi responsável por estabelecer o primeiro Estado socialista da história: a União Soviética.

Vale ressaltar que a Revolução foi caracterizada por dois momentos principais: a Revolução de Fevereiro, que derrubou o governo czarista, e a Revolução de Outubro, que estabeleceu o governo socialista liderado pelos bolcheviques.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.