Idade Média: tópicos que podem ser cobrados pelo ENEM

Não deixe de incluir esses assuntos no seu cronograma de estudos

O primeiro passo para começar a estudar para a próxima edição da prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), é entender quais são os temas mais cobrados dentro de cada uma das disciplinas da prova.

Dentro das questões de história, uma das disciplinas cobradas no ENEM, a Idade Média é um tema muito importante. O longo período foi parco de diversos eventos marcantes para a história e, assim, não é de se surpreender que muitos eventos medievais sejam cobrados pelas questões do ENEM.

Dessa maneira, para você consiga turbinar a sua preparação para enfrentar a prova de história do ENEM, separamos um resumo com alguns dos principais temas da Idade Média que você não pode deixar de estudar para o ENEM 2024. Vamos conferir!

O que foi a Idade Média?

O termo “Idade Média” é utilizado para definir período histórico que começa com a queda do Império Romano do Ocidente, em 476 d.C., e termina em 1453 d.C., com a Queda de Constantinopla. Vale lembrar que determinados estudiosos afirmam que o período teria terminado em 1492, com o início das Grandes Navegações.

Segundo historiadores, a Idade Média pode ser dividida em dois períodos: a Baixa Idade Média e a Alta Idade Média.  Os dois períodos são igualmente importantes e trazem diversas inovações e transformações de grande relevância.

O feudalismo

O feudalismo foi uma forma de organização política, econômica e social predominante na Europa Ocidental entre os séculos V e XV. A base do sistema era o “feudo”, uma grande propriedade rural em que viviam o senhor feudal e seus servos.

Feudalismo
O feudalismo foi muito importante para a Idade Média. Imagem: Unifebe/Reprodução

O surgimento do feudalismo proporcionou a criação de uma sociedade estamental, ou seja, sem mobilidade social e formada por camadas sociais diferentes baseadas em privilégios.

Nessa sociedade, existiam três classes principais: a nobreza, o clero e os servos. A nobreza era composta pelos senhores feudais, proprietários de terras que tinham poderes políticos, administrativos e jurídicos. O clero era formado pelos membros da Igreja, que controlavam grandes extensões de terra e exerciam uma influência considerável nas relações sociais. Os servos, por fim, deveriam cumprir ordens e pagar impostos.

A importância da Igreja Católica

Durante a Idade Média, a Igreja Católica possuía um papel dominante na vida política, social e cultural da Europa, uma vez que o papado exercia autoridade espiritual e política sobre os reis e governantes cristãos, influenciando decisões e eventos importantes. Além disso, a Igreja desempenhava um papel crucial na educação, caridade e administração de justiça.

Dentre os principais eventos da Idade Média relacionados ao contexto religiosos que podem ser cobrados pela prova do ENEM, podemos destacar as Cruzadas, expedições de caráter religioso, econômico e militar que aconteceram na Europa a partir do século XI.

As Cruzadas começaram em 1095, quando o Papa Urbano II, no Concílio de Clermont, convocou toda a cristandade para participar da Primeira Cruzada. Ao todo, oito cruzadas foram organizadas. O principal objetivo das Cruzadas era reconquistar Jerusalém dos islâmicos, considerados “infiéis. Contudo, é podemos dizer que objetivos econômicos eram os responsáveis por motivar a participação de muitos nobres.

A peste negra

peste bubônica, conhecida como peste negra, é uma doença que atingiu diversas sociedades ao longo da história. Mas, a pior pandemia da doença aconteceu durante a Idade Média, entre 1347 e 1348.

A peste chegou na Europa no século XIV por meio de navios de mercadores genoveses e as As consequências da pandemia foram desastrosas: a peste negra provocou a morte de mais de um terço da população europeia.

Além disso, o surto da doença afetou drasticamente a economia, a política, a igreja e a sociedade da Idade Média.

A Guerra dos Cem Anos

A Guerra dos Cem Anos foi um importante um conflito que aconteceu entre 1337 e 1453, envolvendo a França e a Inglaterra. A principal causa do conflito foi a disputa entre os dois países pelo trono francês. A vitória francesa na guerra consolidou a importância do país enquanto potência europeia durante a Idade Média.

A formação dos Estados Nacionais

Durante a Baixa Idade Média, período que começa no século XI, diversos Estados Nacionais se consolidaram e, com eles, as monarquias. Dentre os principais, podemos citar a França, que será consolidada sob o governo do monarca Filipe, o Belo (Filipe IV).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.