Importância do Sono
Importância do Sono
Quando ele chega é sinal que precisamos repousar, e durante o repouso, o organismo fortalece o sistema imunológico, libera hormônios como o do crescimento, organiza as informações obtidas durante o dia e é claro, relaxa a musculatura corporal.
A importância do sono é tanta, que quando a gente dorme pouco ou dorme mal, o corpo percebe. Isso pode acontecer em apenas uma noite e no dia seguinte o organismo já reage de um jeito diferente.
O cérebro é o primeiro a sentir. O sistema nervoso central fica todo desregulado.
Os neurotransmissores, que são os responsáveis pelas atividades físicas, de memória e também pelo prazer, ficam atrapalhados. É quando a memória começa a falhar e a pessoa fica mais desatenta.
O coração também sente quando a noite foi de pouco sono. Quando a pessoa não dorme, os batimentos cardíacos ficam mais acelerados e há uma sobrecarga. Isso pode acontecer quando se tem problemas para dormir durante o dia seguinte.
Outra mudança é no sistema imunológico. A falta de sono diminui a defesa do nosso organismo de tal maneira que, se uma pessoa que não dorme bem tem contato com uma outra que está com um resfriado, por exemplo, as chances de se pegar o resfriado aumenta consideravelmente.
Acidentes de trânsito
Uma noite de sono mal dormida pode gerar uma série de consequências e o dia seguinte será muito ruim, seja pela falta de atenção ou irritabilidade, mas o pior é que as chances de ocorrer um acidente de trânsito grave são muito maiores.
No ano de 2004, morreram 34. 674 pessoas no trânsito; isso quer dizer que a cada 15 minutos morreu uma pessoa vítima de acidente de trânsito.
Se pegar apenas os acidentes causados pelo sono, tem-se uma média de 7.000 mortes por ano.
Se for dormir pouco, no dia seguinte é preciso fazer uma atividade física logo ao acordar.
E para aqueles que acham que vai repor o sono perdido no final de semana dando aquela esticada no sono… está certo! Isso por que consegue repor parte da fisiologia que foi atrapalhada pela restrição do sono durante a semana.
Dicas para uma boa noite de sono
Se prestarmos atenção, é fácil mudar alguns hábitos que são inimigos do bom sono. Isso é fácil, dá certo e pode começar essa noite mesmo.
- O primeiro mandamento é, calma à noite. Estabeleça um limite de uma hora antes de dormir para as atividades pouco relaxantes como conversas animadas e internet.
- Evite sonecas durante o dia. O cochilo depois do almoço é saudável e garante o descanso necessário para enfrentar o trabalho no resto do dia; mas se passar dos quarenta minutos, pode prejudicar o sono durante a noite.
- Excesso de luz. A luminosidade prejudica a produção de melatonina, hormônio que induz ao sono, e só é produzido no escuro. Se acordar no meio da noite, procure manter os olhos fechados.
- Demorou para dormir? Paciência. Se não conseguir adormecer em 15 minutos, é melhor levantar, ler um livro ou ouvir uma música suave. Depois volte para a cama quando e sentir sonolento.
- Cama não é poltrona. A cama foi feita para dormir e quem passa muito tempo deitado acaba sem sono.
Depois de tudo isso, só o que nos resta é desejar uma ótima noite de sono a todos.