Inep ACABOU DE DIVULGAR: saiba mais do calendário DEFINITIVO do ENADE 2023
O ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) teve a aplicação feita em todos os estados
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), divulgou, na última terça-feira (09), o gabarito definitivo e os padrões das respostas referentes ao Enade 2023. Agora, os materiais permanecem disponíveis para que os candidatos podem consultar.
O ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) teve a aplicação feita em todos os estados, além do Distrito Federal no mês de novembro de 2023. Lembrando que nessa edição, o exame passou por algumas alterações.
Onde é possível fazer a consulta do gabarito oficial do Enade 2023?
O gabarito está disponível no portal oficial do Inep. Eles estão organizados tendo como base o ano da edição, além de cada um dos cursos avaliados. Os dados incluem provas, gabaritos, bem como padrões das respostas que a banca corretora estabeleceu.
Além do mais, também estará disponível a prova aplicada ao grupo previsto, que inclui as provas ampliadas e a Prova Ledor para atendimento de indivíduos com deficiência visual. As provas estão no formato PDF, que pode ser apenas consultado em leitura ou feito o download.
Para o acesso das informações, os usuários precisam buscar primeiramente pelo ano em que o exame foi realizado, tal como o curso avaliado. Atualmente, estão disponíveis os gabaritos das graduações a seguir:
- Engenharia Ambiental;
- Engenharia Civil;
- Enfermagem;
- Engenharia da Computação;
- Engenharia de Alimentos;
- Arquitetura e Urbanismo;
- Engenharia de Controle e Automação;
- Fisioterapia;
- Engenharia de Produção;
- Agronomia;
- Engenharia Elétrica;
- Engenharia Florestal;
- Biomedicina;
- Engenharia Mecânica;
- Farmácia;
- Engenharia Química;
- Medicina;
- Tecnologia em Radiologia;
- Zootecnia;
- Tecnologia em Agronegócio;
- Nutrição;
- Tecnologia em Estética e Cosmética;
- Odontologia;
- Tecnologia em Gestão Ambiental;
- Medicina Veterinária;
- Tecnologia em Gestão Hospitalar;
- Fonoaudiologia;
- Tecnologia em Segurança do Trabalho.
Na edição de 2023, o Enade teve menos questões de cunho discursivo. Assim sendo, passou das cinco para as duas questões, fora as 28 subjetivas.
O que é mesmo o Enade?
O Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) consiste na ferramenta para avaliar a qualidade de certos cursos superiores dentro do sistema federal para Educação Superior. Assim, nesse sentido, avalia qual é o rendimento de estudantes que estão concluindo a graduação.
Na avaliação, percebe-se o domínio de conteúdos programáticos que estão previstos dentro das diretrizes curriculares de cada curso. Além do mais, analisam-se os parâmetros do desenvolvimento de habilidades e competências que se relacionam com a formação mais aprofundada.
O exame é composto por questões da atualidade, assim como pensamentos críticos que avaliarão o nível da atualização que os estudantes têm em se tratando da realidade não só nacional, mas também mundial. A prova é aplicada pelo Inep desde o ano de 2004, sendo um pré-requisito para se obter o diploma.
Dessa forma, torna-se obrigatória a inscrição dos estudantes que estão ingressando e concluindo os cursos de bacharel e tecnológicos. Mas, fazem a prova apenas os que estão vinculados às áreas avaliadas na edição.
Isso porque nem todas as edições avaliam todos os cursos de graduação que estão disponíveis dentro do sistema federal. As avaliações, na realidade, se dividem em três diferentes anos, examinados cada um no conjunto de cursos.
Em 2023, as avaliações foram para cursos do ano I. Ademais, é partindo desse exame que a situação de regularidade pode se registrar no histórico escolar a fim de, posteriormente, ter os diplomas emitidos.
Sobretudo, o Governo Federal, partindo desse exame, consegue avaliar como está a qualidade do Ensino Superior nacional. Com os resultados, criam-se políticas públicas novas para desenvolver metodologias na educação.