Inep libera gabarito definitivo do ENADE 2023
O padrão de respostas para as questões discursivas também está disponível.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta terça-feira, dia 9 de abril, o gabarito definitivo das provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2023. A autarquia ligada ao Ministério da Educação (MEC) já liberou também o padrão de resposta esperado para as questões discursivas do exame.
Desse modo, os participantes já podem conferir as respostas de todas as questões. Para acessar os gabaritos, assim como os cadernos de prova, basta acessar o site do Inep e fazer o dowload dos arquivos.
O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) representa um dos principais parâmetros para avaliar a excelência do ensino superior no Brasil. Por meio dele, o Ministério da Educação avalia o rendimento acadêmico dos alunos universitários, coletando informações através das provas aplicadas aos estudantes que estão concluindo os cursos dentro do ciclo avaliativo em questão.
De acordo com o cronograma do Ineo, a divulgação dos resultados do ENADE 2023 está marcada para 10 de setembro de 2024. Portanto, mesmo após a divulgação dos gabaritos, os estudantes, cursos e instituições de ensino devem aguardar o resultado previsto para ser liberado apenas no segundo semestre deste ano. Confira a seguir como foi a última edição do Enade e quais foram os cursos avaliados neste ciclo!
Provas do ENADE 2023
O Inep aplicou as provas no dia 26 de novembro de 2023 em todas as unidades federativas e também no Distrito Federal. Desse modo, os participantes puderam preencher o Questionário do Estudante até o dia 25 de novembro. Conforme as informações do edital, a aplicação das provas aconteceu no período da tarde, com início às 13h30 e término às 17h30 (horário de Brasília). Os portões de acesso aos locais de prova foram abertos às 12h, com fechamento às 13h (horário oficial de Brasília).
Ainda de acordo com o edital, oexame foi composto por 40 questões (discursivas e objetivas), sendo dividida em duas partes: formação geral e componente específico. A parte de Formação Geral contou com 10 questões, sendo uma questão discursiva e nove questões objetivas, envolvendo situações-problema e estudos de casos. Já a parte de Componente Específico de cada Área de Avaliação contou com 30 questões, sendo uma discursiva e 29 questões objetivas.
ENADE 2023: Cursos Avaliados
Ainda de acordo com o edital do exame, nesta edição o MEC avaliou os seguintes cursos de graduação, (tecnólogos e e bacharelados):
- I – Áreas relativas ao grau de Bacharel: Agronomia; Arquitetura e Urbanismo; Biomedicina; Enfermagem; Engenharia Ambiental; Engenharia Civil; Engenharia de Alimentos; Engenharia de Computação I; Engenharia de Controle e Automação; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica; Engenharia Florestal; Engenharia Mecânica; Engenharia Química; Farmácia; Fisioterapia; Fonoaudiologia; Medicina; Medicina Veterinária; Nutrição; Odontologia; e Zootecnia.
- II – Áreas relativas ao grau de Tecnólogo: Estética e Cosmética; Gestão Ambiental; Radiologia; Gestão Hospitalar; Segurança no Trabalho; e Agronegócio.
Como funciona o exame?
O Enade é aplicado anualmente, avaliando diferentes cursos a vada ciclo avaliativo. Os ciclos ocorrem a cada três anos. Os alunos selecionados para realizar o Enade são obrigados a participar da prova, pois é parte obrigatória do currículo para os concluintes dos cursos avaliados naquele ciclo.
Os resultados do Enade são utilizados para compor indicadores de qualidade da educação superior no Brasil, como o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos (IGC), que são importantes para a avaliação e regulação dos cursos e instituições de ensino superior no país.
Acesse o edital do Enade 2023 na íntegra para mais informações.