Inep prorroga inscrições do ENEM 2024; veja novo prazo

Descubra qual o novo prazo do ENEM

ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é considerado uma das provas mais importantes do país em nível nacional, sendo o alvo de milhares de estudantes brasileiros.

Os estudantes que pretendem participar da próxima edição da prova do ENEM devem ficar atentos, pois o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) acaba de divulgar um anúncio muito importante: as inscrições do ENEM 2024 foram prorrogadas.

Dessa maneira, para que você descubra o novo prazo e consiga fazer a sua inscrição para participar da prova, separamos um resumo completo sobre a prova do ENEM 2024. Vamos conferir!

ENEM 2024: inscrições foram prorrogadas

Conforme anunciado em comunicado oficial do Inep, as inscrições do ENEM 2024 foram prorrogadas. Dessa maneira, todos os estudantes poderão se inscrever até o dia 14 de junho.

O período de inscrições começou no dia 27 de maio e o prazo deveria ter sido encerrado na última sexta-feira, dia 07 de junho. Agora, porém, os estudantes terão mais tempo para se inscrever.

Todos os interessados em participar do ENEM 2024 poderão se inscrever somente de forma online por meio da Página do Participante, disponível no site do Inep. Não serão aceitas inscrições realizadas de outras maneiras.

ENEM 2024: passo a passo

O procedimento de inscrição pode gerar algumas dúvidas entre os estudantes. Para que você não tenha nenhum problema, veja o passo a passo para se inscrever na prova do ENEM 22024:

  • Preencha o formulário de inscrição com os seus dados pessoais. Os candidatos que já participaram de edições anteriores do ENEM não deverão completar todos os dados, já que alguns deles já estarão registrados na própria plataforma do INEP;
  • Preencha seus dados de contato;
  • Preencha o Questionário Socioeconômico;
  • Indique o local de prova para o ENEM. A lista com os municípios brasileiros em que serão aplicadas as provas está disponível no site do Inep;
  • Indique a opção de língua estrangeira: inglês ou espanhol;
  • Crie seu cadastro e senha para utilizar na Página do Participante.
  • Verifique as informações fornecidas e anexe uma foto.

Ao final da inscrição, é muito importante que você verifique se os seus dados estão corretos.

Além disso, devemos mencionar que, após o preenchimento do formulário de inscrição, os candidatos deverão pagar uma taxa de inscrição de R$ 85,00 para participar do ENEM. O pagamento poderá ser efetuado até o dia 19 de junho de 2024 através de boleto bancário, PIX ou cartão de crédito. 

Os estudantes também puderam solicitar a isenção da taxa de inscrição do ENEM 2024. Os pedidos foram recebidos pelo Inep até o dia 26 de abril e a versão preliminar do resultado dos pedidos de isenção foi divulgada no dia 13 de maio. Após a análise dos recursos enviados pelos candidatos, o Inep divulgou o resultado definitivo dos pedidos no dia 25 de maio de 2024.

ENEM 2024: confira o calendário completo

O Inep já divulgou datas importantes do calendário do ENEM 2024. 

Nesta edição do ENEM, as provas serão aplicadas em dois dias: 03 e 10 de novembro de 2024. Confira a divisão das provas:

  • 03 de novembro, das 13h às 19h: 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e redação;
  • 10 de novembro,  das 13h às 18h30: 45 questões de múltipla escolha de Matemática e suas Tecnologias e 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Prova ENEM
Provas do ENEM acontecem em novembro. Imagem: Luis Nova/CB

ENEM 2024: edital em Libras já está disponível

Por fim, devemos ressaltar que o Inep já divulgou a versão do edital do ENEM 2024 em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Assim, os candidatos com deficiência auditiva e surdez já podem ter acesso às principais informações sobre a prova. 

A sequência de vídeos do edital em Libras já está disponível e pode ser acessado no canal do Inep no YouTube.

A divulgação do edital em Libras faz parte da estratégia de ampliar as oportunidades de participação da sociedade nas provas nacionais por parte do Política de Acessibilidade e Inclusão do Inep.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.