Inglês ou Espanhol: Qual língua estrangeira escolher para o Enem 2024?
O edital do Enem 2024 já foi publicado e, em breve, as inscrições serão abertas. Com isso, os estudantes que pretendem fazer o exame devem intensificar os estudos e buscar sanar algumas dúvidas sobre o exame. Uma das questões que surgem é a escolha do idioma para a prova de língua estrangeira: inglês ou espanhol? Qual é a melhor opção?
A escolha de qual língua estrangeira terá na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias fica a critério do participante e deve ser indicada no momento da inscrição. Neste ano, as inscrições para o Enem serão de 27 de maio a 7 de junho.
No a ato da inscrição, além de informar todos os dados pessoais e de contato, o participante pode solicitar atendimento especializado para o dia de prova ou tratamento por nome social. É também na inscrição que opta por inglês ou espanhol para a avaliação de conhecimentos de língua estrangeira. Para muitos, essa escolha é muito simples, pois quem fala fluentemente um dos dois idiomas como segunda língua não precisa se preocupar com seu desempenho. Basta escolher o idioma que domina.
Por outro lado, boa parte dos estudantes brasileiros não dominam nem o inglês nem o espanhol. Isso é natural tendo em vista que a maioria não pode pagar por um curso de língua estrangeira, estudando inglês ou espanhol apenas na escola, entre os componentes curriculares obrigatórios. Mas, afinal, como escolher entre essas duas línguas? Veja algumas considerações a seguir!
Como é a prova de língua estrangeira do Enem?
A prova de língua estrangeira no Enem tem como objetivo avaliar a capacidade de compreensão e interpretação do candidato em relação ao idioma estrangeiro escolhido. Nesse sentido, a prova é composta por questões que envolvem leitura, interpretação de textos, gramática e vocabulário de inglês ou espanhol.
Geralmente, as questões são apresentadas de forma contextualizada, com textos que abordam temas variados, como cultura, história, ciência, meio ambiente, entre outros. É importante que o candidato esteja familiarizado com o idioma escolhido e pratique regularmente as habilidades de leitura, audição, escrita e conversação para obter um bom desempenho na prova.
Mas, de modo geral, essa avaliação conta com questões e enunciados mais simples, sendo necessário interpretar os textos. As questões não costumam abordar aspectos mais formais e gramaticais dessas línguas, mesmo que esse tópico possa aparecer.
Inglês ou espanhol: qual é o mais fácil?
Não há uma resposta definitiva sobre qual idioma é mais fácil na prova do Enem, já que isso pode depender das habilidades individuais de cada estudante.
No entanto, para falantes nativos de português, o espanhol pode ser mais fácil de aprender devido às semelhanças entre as duas línguas, como vocabulário compartilhado e estruturas gramaticais similares. Para outros participantes, por outro lado, o inglês pode ser mais acessível devido à sua presença amplamente disseminada na mídia, na internet e na cultura pop.
Caso o participante tenha estudado inglês por anos em uma boa escola regular, talvez a língua inglesa seja a melhor opção. Mas, para aqueles que não deram muita importância a essa matéria na escola ou tenha tido um desempenho mediado por não se identificar com o inglês, o espanhol pode ser uma ótima opção. No entanto,é necessário tomar cuidado com os falsos cognatos que existem entre o português e o espanhol para não cometer equívocos na interpretação dos textos.
Nesse sentido, o mais importante é que o candidato escolha o idioma com o qual se sente mais confortável e pratique regularmente para se preparar adequadamente para a prova.
Leia também: Concurso Nacional Unificado: Principais informações sobre o ‘Enem dos Concursos’, o CNU 2024; saiba mais!