Como ingressar na UNICAMP? Confira aqui
Além do vestibular, a Unicamp aceita as notas do Enem para ingresso na graduação.
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é uma das mais renomadas instituições públicas de ensino superior do Brasil. Além de ofertar cursos de graduação de diversas áreas do conhecimento, a universida conta com programas de pós-graduação e diversas atividades de extensão para a comunidade externa.
Tendo uma ótima avaliação pelo Ministério da Educação (MEC), a Unicamp é uma das instituições mais desejadas por estudantes que estão concluindo o Ensino Médio e que desejam ingressar em um curso de graduação para começar a vida profissional com uma boa formação. Diante disso, os processos seletivos de ingresso na Unicamp são muito concorridos, contando com a participação de estudantsde todo o país.
No entanto, não é possível ingressar nos cursos da Unicamp através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que oferta vagas em milhares de instituições públicas de ensino superior. A Unicamp conta com seleções próprias organizadas e realizadas pela Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares). Veja a seguir quais são as formas de ingresso para essa universidade!
Unicamp: Principal forma de ingresso
A Unicamp tem várias opções de ingresso nos cursos de graduação, sendo a principal delas o vestibular tradicional. É nessa seleção que a universidade oferta a maior porcentagem de vagas para novos alunos. O Vestibular Unicamp é realizado anualmente, com a aplicação de provas no segundo semestre do ano, em duas fases.
A 1ª fase consiste na aplicação de uma prova objetiva composta por cerca de 70 questões compostas de acordo com a matriz curricular da etapa do Ensino Médio. Já a 2ª fase conta com a aplicação de uma prova composta por 30 questões objetivas, cujos assuntos variam de acordo com a área do curso escolhido pelo candidato. Há ainda a aplicação de Provas de Habilidades Específicas para candidatos aos cursos de Música, Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança.
A Comvest já divulgou o calendário referente ao Vestibular 2025. As inscrições serão recebidas entre os dias 1º e 31 de agosto de 2024, pela internet.
Outras formas de ingresso
De acordo com a Comvest, além do processo seletivo tradicional, também é possível ingressar nos cursos da Unicamp nas seguintes seleções:
- Enem-Unicamp: 20% do total das vagas para essa modalidade;
- Vagas Olímpicas: vagas a partir do desempenho em olimpíadas científicas e competições de conhecimento;
- Cotas étnico-raciais no Vestibular Tradicional e no Enem-Unicamp, com reserva de 25% das vagas disponíveis para candidatos autodeclarados pretos e pardos;
- Vestibular Indígena;
- Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFis), para estudantes da rede pública de Campinas.
Desse modo, os estudantes que participarem do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também podem concorrer às vagas ofertadas através da seleção Enem-Unicamp, sendo necessário se inscrever no período determinado pela Comvest. Já os estudantes que participaram de olimpíadas de conhecimento, obtendo um bom resultado, podem concorrer à uma vaga na graduação através da seleção Vagas Olímpicas.
O Vestibular Indígena, por outro lado, é exclusivo para os estudantes que pertencem a uma das etnias indígenas do território brasileiro. São ofertadas cerca de 130 vagas anuais para o ingresso de indígenas. Essa seleção conta com a aplicação de uma prova sobre assuntos das seguintes áreas: Linguagens e códigos (14 questões); Ciências da Natureza (12 questões); Matemática (12 questões); Ciências Humanas (12 questões).
Por fim, a universidade também realiza a seleção para o Profis usando as notas do Enem. A seleção é feita também a partir das notas do Enem e visa o ingresso em curso piloto de ensino superior da Unicamp, voltado aos estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas de Campinas.
Caso você deseje estudar na Unicamp, confira qual forma de ingresso se adequa mais ao seu perfil e busque mais informações no site da Comvest!