Estão abertas as inscrições do SiSU 2024; veja como se inscrever
Começaram nesta segunda-feira, dia 22 de janeiro, as inscrições para a edição única do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2024. De acordo com o cronograma, o Ministério da Educação (MEC) receberá as inscrições até as 23h59 do dia 25 de janeiro (horário oficial de Brasília), próxima quinta-feira.
O SiSU é um programa promovido pelo governo federal através do MEC que possibilita o acesso de estudantes a cursos de graduação em instituições públicas (federais, estaduais e municipais) de todo o país.
SiSU 2024: Como se inscrever?
As inscrições para o SiSU são gratuitas e devem ser feitas virtualmente, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Confira a seguir o passo a passo para realizar a sua inscrição no processo seletivo!
- 1. O primeiro passo para se inscrever é acessar a página do SiSU e clique em “Inscreva-se”;
- 2. Em seguida, acesse o sistema usando as credenciais da sua conta gov.br, cliando em “Entrar com GOV.BR”;
- 3. O terceiro passo é confirmar as suas informações já cadastradas na plataforma do governo ou atualizá-las;
- 4. Em seguida, clique em “Fazer inscrição na 1ª opção”, pesquise e selecione a vaga pretendida;
- 5. Após a escolha do curso, informe a modalidade de concorrência na qual você vai participar (ampla concorrência ou sistema de cotas);
- 6. Por fim, após conferir todos os dados, clique em “Confirmar minha inscrição”.
De acordo com as regras do SiSU, o candidato pode escolher até duas opções de curso no momento de inscrição, sendo a 1ª a prioritária.
Será possível alterar as opções de curso durante todo o período de inscrição, ou seja, até o dia 25 de janeiro. Ao final de cada dia o sistema do SiSU faz um cálculo automático da nota de corte dos cursos, a partir das inscrições já recebidas.
A nota de corte é a menor pontuação necessária para que o candidato fique entre o grupo das pessoas potencialmente selecionadas. Desse modo, o candidato pode conferir as suas chances de obter aprovação e modificar sua opção de curso para melhor adequação à nota de corte.
Quem pode se inscrever no SiSU?
Podem participar do SiSU 2024 pessoas que têm o Ensino Médio completo e que tenham feito as provas da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem 2023. O MEC não estabelece uma nota mínima para participar do SiSU, mas o estudante precisa ter obtido nota acima de zero na redação e não ter feito o exame na condição de “treineiro”.
A seleção é feita exclusivamente a partir das notas do Enem. Cada universidade pública participante estabelece os pesos de cada prova no exame na concorrência de cada vaga, considerando a área do curso.
Resultado
O SiSU 2024 contará com apenas uma chamada regular no dia 30 de janeiro. Os estudantes selecionados terão o prazo do dia 1º ao dia 7 de fevereiro para realizar as matrículas junto às instituições para as quais foram aprovados.
Aqueles que não forem selecionados poderão continuar na disputa por uma vaga através da lista de espera. O prazo para manifestar interesse na lista de espera será de 30 de janeiro a 7 de fevereiro. Como essa edição do SISU é a única de 2024, as universidades poderão realizar convocações a partir da lista de espera durante todo o ano.
SiSU 2024 conta com mais de 264 mil vagas
De acordo com os dados do MEC, essa edição do SiSU conta com a oferta total de 264.360 vagas distribuidas em 127 instituições públicas em todo o país. O Nordeste é a região com a maior oferta de vagas.
Acesse o edital do SiSU 2024 na íntegra para mais informações.
Leia também Bolsas do Ensino Médio: governo iniciará pagamentos a partir de março; saiba mais sobre o programa.