MEC encerra hoje (25) as inscrições para o SiSU 2024
O Ministério da Educação (MEC) encerra nesta quinta-feira, dia 25 de janeiro, o período de inscrição para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2024. De acordo com o cronograma, os estudantes têm até as 23h59 (horário de Brasília) para realizar as inscrições ou alterar as opções de cuso já escolhidas.
Essa será a única edição do SiSU 2024, já que a partir desse ano o MEC realizará apenas um processo seletivo anualmente. Portanto, é a única oportunidade de participar do programa nesse período.
Ao todo, o SiSU 2024 conta com a oferta de mais de mais de 264 mil vagas para cursos de graduação em instituições de ensino superior de todo o país. Participam dessa edição 127 instituições federais, estaduais e municipais. Veja a seguir como se inscrever para concorrer a essas vagas!
SiSU 2024: Como se inscrever?
As inscrições para o SiSU são tradicionalmente gratuitas e recebidas de forma virtual, por meio do Portal de Acesso Único ao Ensino Superior. Portanto, para se inscrever, o estudante deve acessar o site do SiSU, fazer login com as credenciais do GOV.BR, com o número de CPF e senha cadastrados anteriormente.
Após acessar o sistema, o candidato deverá completar o formulário eletrônico com as suas informações pessoais, confirmar e seguir para a escolha das opções de curso. Clique em “Fazer inscrição na 1ª opção”, pesquise e selecione a vaga pretendida.
Nesse momento da escolha do curso, é fundamental ter atenção aos pesos estabelecidos pela universidade para cada nota. Além disso, vale a pena comparar a sua nota com a nota de corte do curso, analisando assim as suas chances de obter aprovação.
Após a escolha do curso, informe a modalidade de concorrência na qual você vai participar (ampla concorrência ou sistema de cotas). Por fim, após conferir todos os dados, clique em “Confirmar minha inscrição” e repita o procedimento para cadastrar a 2ª opção de curso.
Os estudantes que se inscreverem na modalidade de reserva de vagas, seja via Lei de Cotas ou ações afirmativas da instituição, devem conferir se cumpre os pré-requisitos. A partir dessa edição, os inscritos na modalidade de cotas concorrerão primeiro em ampla concorrência. Apenas no caso de não serem aprovados, irão concorrer nas vagas reservadas.
Quem pode participar do SiSU 2024?
De acordo com as regras estabelecidas pelo MEC, podem participar do SiSU 2024 pessoas que já tenham concluído o ensino médio e que tenham feito a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem 2023.
No entanto, é pré-requisito não ter feito o exame na condição de “treineiro”, ou seja, apenas para fins de autoavaliação. Além disso, o candidato precisa ter obtido nota acima de zero na prova de redação.
Resultado e lista de espera
O SiSU 2024 contará com apenas uma chamada regular no dia 30 de janeiro. Os estudantes selecionados terão o prazo do dia 1º ao dia 7 de fevereiro para realizar as matrículas junto às instituições para as quais foram aprovados.
Aqueles que não forem selecionados poderão continuar na disputa por uma vaga através da lista de espera. O prazo para manifestar interesse na lista de espera será de 30 de janeiro a 7 de fevereiro.
O MEC permitirá que as universidades realizem convocações a partir da lista de espera durante todo o ano, devido ao SiSU 2024 ter apenas uma edição. Portanto, os candidatos que manifestarem interesse na lista de espera deverão acompanhar as divulgações das instituições durante todo o ano.
Principais datas do SiSU 2024
- 22 a 25 de janeiro: Período de inscrição
- 30 de janeiro: Resultado (chamada única)
- 1º a 7 de fevereiro: Matrículas
- 30 de janeiro a 7 de fevereiro: Inscrição na lista de espera
Acesse o edital do SiSU 2024 na íntegra para mais informações.
Leia também Enade 2023: Inep recebe pedidos de dispensa de prova até 9 de fevereiro; saiba mais.