INSS recebe documentos por e-mail? Confira o que o governo disse
Posso enviar documentos para o INSS por e-mail? O governo esclareceu essa dúvida em um comunicado à imprensa.
Para pedir os benefícios do INSS, é necessário passar por um processo longo, que inclui cálculos complicados, avaliações médicas e o envio de muitos documentos. Sendo assim, muitas pessoas se perguntam se o INSS aceita o envio desses documentos por e-mail, e o Governo Federal esclareceu essa dúvida em uma nota à imprensa.
Portanto, veja todas as informações importantes abaixo.
Quais são os benefícios do INSS?
Antes de falarmos sobre enviar documentos por e-mail, é importante entender que os benefícios oferecidos vão além das aposentadorias e pensões tradicionais.
Em geral, os pagamentos do Instituto se dividem em duas categorias: previdenciários, relacionados às contribuições à Previdência Social, e assistenciais, que não dependem dessas contribuições.
Portanto, aqui está a lista completa dos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social:
- Aposentadoria (por idade, tempo de contribuição e regra de pontos)
- Pensão por morte (urbana e rural)
- Auxílio-reclusão
- Auxílio-inclusão à pessoa com deficiência
- Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica de Assistência Social (BPC/LOAS)
- Benefício assistencial ao idoso
- Salário-maternidade urbano
- Auxílio-acidente
- Auxílio-doença
- Auxílio-doença da aeronauta gestante
- Benefício assistencial ao trabalhador portuário avulso
- Pensão especial da síndrome da Talidomida
- Pensão especial por hanseníase
- Pensão especial destinada a crianças com Síndrome Congênita do Zika Vírus
- Salário família
- Seguro defeso para pescadores artesanais.
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Afinal, o INSS aceita documentos por e-mail?
Atualmente, muitas pessoas têm uma dúvida importante ao tentar acessar os benefícios do INSS: será que posso enviar documentos por e-mail?
O Governo Federal esclarece claramente em seu site oficial que o INSS não oferece atendimento por e-mail.
Portanto, é crucial entender que documentos, pedidos, laudos médicos, cálculos previdenciários, comprovantes de contribuições e informações sobre processos judiciais nunca devem ser enviados para o e-mail do Instituto.
Não há atendimentos por e-mail
Segundo o site oficial do Governo Federal, o INSS nunca solicita informações por e-mail e não realiza atendimento através dos endereços eletrônicos institucionais que terminam em @inss.gov.br.
Dessa forma, esses e-mails são usados apenas para assuntos internos do órgão, destinando-se principalmente aos servidores. Portanto, não é aconselhável enviar documentos para esses endereços.
Ademais, o Governo Federal destaca que o Instituto só entra em contato com os beneficiários em situações específicas, tais como remarcação de atendimento nas agências, confirmação da concessão ou negação de benefícios, necessidade de comparecimento a uma Agência da Previdência Social, ou cumprimento de exigências relacionadas à concessão de benefícios.
Assim, nesses casos específicos, o INSS pode contatar os beneficiários. Contudo, é importante ressaltar que os servidores nunca solicitam que o segurado forneça seus dados. Como os funcionários da autarquia já têm todas as informações dos beneficiários, os dados são apenas mencionados nas ligações e não solicitados.
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Como contatar o INSS?
A plataforma do Governo destaca que os brasileiros têm várias opções para entrar em contato com o INSS, seja pessoalmente, por telefone ou online.
Sendo assim, existem diferentes maneiras de se comunicar com o Instituto, esclarecer dúvidas sobre benefícios e interagir com os servidores da autarquia.
Veja a seguir:
- Aplicativo Meu INSS: Baixe o aplicativo para acessar mais de 100 serviços digitais, como consultas, agendamentos, solicitações e emissão de extratos. Disponível para Android e iOS aqui.
- Site: Para quem prefere não baixar o aplicativo, o site oferece acesso aos principais serviços. Basta entrar em meu.inss.gov.br e seguir as orientações para fazer login.
- Telefone 135: A Central de Atendimento atende de segunda a sábado, das 7h às 22h, buscando ampliar o acesso aos serviços do INSS.
- Ouvidoria: Para elogios, sugestões, denúncias e outros tipos de solicitação, é possível ligar para o telefone 135 ou usar a plataforma Fala.BR.
- Agendamento de perícia médica: Para concluir a análise de documentos e agendar perícia médica, os beneficiários podem ligar para o número 135.
- Atendimento presencial: Se preferir o contato direto, compareça à Agência da Previdência Social mais próxima. Alguns postos exigem agendamento prévio. A lista completa de localidades está disponível em www.gov.br/inss/pt-br/canais_atendimento/rede-de-atendimento.
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