INSS recebe documentos por e-mail? Confira o que o governo disse

Posso enviar documentos para o INSS por e-mail? O governo esclareceu essa dúvida em um comunicado à imprensa.

Para pedir os benefícios do INSS, é necessário passar por um processo longo, que inclui cálculos complicados, avaliações médicas e o envio de muitos documentos. Sendo assim, muitas pessoas se perguntam se o INSS aceita o envio desses documentos por e-mail, e o Governo Federal esclareceu essa dúvida em uma nota à imprensa.

Portanto, veja todas as informações importantes abaixo.

Quais são os benefícios do INSS?

Antes de falarmos sobre enviar documentos por e-mail, é importante entender que os benefícios oferecidos vão além das aposentadorias e pensões tradicionais.

Em geral, os pagamentos do Instituto se dividem em duas categorias: previdenciários, relacionados às contribuições à Previdência Social, e assistenciais, que não dependem dessas contribuições.

Portanto, aqui está a lista completa dos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social:

  • Aposentadoria (por idade, tempo de contribuição e regra de pontos)
  • Pensão por morte (urbana e rural)
  • Auxílio-reclusão
  • Auxílio-inclusão à pessoa com deficiência
  • Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica de Assistência Social (BPC/LOAS)
  • Benefício assistencial ao idoso
  • Salário-maternidade urbano
  • Auxílio-acidente
  • Auxílio-doença
  • Auxílio-doença da aeronauta gestante
  • Benefício assistencial ao trabalhador portuário avulso
  • Pensão especial da síndrome da Talidomida
  • Pensão especial por hanseníase
  • Pensão especial destinada a crianças com Síndrome Congênita do Zika Vírus
  • Salário família
  • Seguro defeso para pescadores artesanais.

Veja também: O Bolsa Família de Novembro vai ser antecipado?

Afinal, o INSS aceita documentos por e-mail?

Atualmente, muitas pessoas têm uma dúvida importante ao tentar acessar os benefícios do INSS: será que posso enviar documentos por e-mail?

O Governo Federal esclarece claramente em seu site oficial que o INSS não oferece atendimento por e-mail.

Portanto, é crucial entender que documentos, pedidos, laudos médicos, cálculos previdenciários, comprovantes de contribuições e informações sobre processos judiciais nunca devem ser enviados para o e-mail do Instituto.

Não há atendimentos por e-mail

Segundo o site oficial do Governo Federal, o INSS nunca solicita informações por e-mail e não realiza atendimento através dos endereços eletrônicos institucionais que terminam em @inss.gov.br.

Dessa forma, esses e-mails são usados apenas para assuntos internos do órgão, destinando-se principalmente aos servidores. Portanto, não é aconselhável enviar documentos para esses endereços.

Ademais, o Governo Federal destaca que o Instituto só entra em contato com os beneficiários em situações específicas, tais como remarcação de atendimento nas agências, confirmação da concessão ou negação de benefícios, necessidade de comparecimento a uma Agência da Previdência Social, ou cumprimento de exigências relacionadas à concessão de benefícios.

Assim, nesses casos específicos, o INSS pode contatar os beneficiários. Contudo, é importante ressaltar que os servidores nunca solicitam que o segurado forneça seus dados. Como os funcionários da autarquia já têm todas as informações dos beneficiários, os dados são apenas mencionados nas ligações e não solicitados.

Veja também: 5 direitos que a pessoa com depressão tem

Como contatar o INSS?

A plataforma do Governo destaca que os brasileiros têm várias opções para entrar em contato com o INSS, seja pessoalmente, por telefone ou online.

Sendo assim, existem diferentes maneiras de se comunicar com o Instituto, esclarecer dúvidas sobre benefícios e interagir com os servidores da autarquia.

Veja a seguir:

  • Aplicativo Meu INSS: Baixe o aplicativo para acessar mais de 100 serviços digitais, como consultas, agendamentos, solicitações e emissão de extratos. Disponível para Android e iOS aqui.
  • Site: Para quem prefere não baixar o aplicativo, o site oferece acesso aos principais serviços. Basta entrar em meu.inss.gov.br e seguir as orientações para fazer login.
  • Telefone 135: A Central de Atendimento atende de segunda a sábado, das 7h às 22h, buscando ampliar o acesso aos serviços do INSS.
  • Ouvidoria: Para elogios, sugestões, denúncias e outros tipos de solicitação, é possível ligar para o telefone 135 ou usar a plataforma Fala.BR.
  • Agendamento de perícia médica: Para concluir a análise de documentos e agendar perícia médica, os beneficiários podem ligar para o número 135.
  • Atendimento presencial: Se preferir o contato direto, compareça à Agência da Previdência Social mais próxima. Alguns postos exigem agendamento prévio. A lista completa de localidades está disponível em www.gov.br/inss/pt-br/canais_atendimento/rede-de-atendimento.

Veja também: Saiba mais sobre as análises eletrônicas do INSS

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.