Vamos à prática – atividades de interpretação de texto para 8º ano

Exercícios que estimulam a leitura crítica, a análise e a compreensão de diversos gêneros textuais.

A interpretação de texto é uma habilidade fundamental para o desenvolvimento acadêmico e social dos estudantes. No 8º ano, essa competência ganha ainda mais importância, pois os alunos precisam compreender, analisar e interpretar diferentes gêneros textuais de maneira crítica e reflexiva. Mas como tornar essa prática interessante e eficaz? Neste artigo, apresentamos uma seleção de atividades práticas e dinâmicas que ajudam a estimular o pensamento crítico, a leitura consciente e a interação em sala de aula. Vamos à prática?

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Interpretação de texto para 8º ano

Agora, você encontrará uma variedade de atividades desenvolvidas especialmente para alunos do 8º ano, com foco na interpretação de textos de diferentes gêneros, como crônicas, campanhas publicitárias, poemas e artigos de opinião. O objetivo dessas propostas é estimular o pensamento crítico, a análise de informações e a compreensão textual, habilidades essenciais para o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos estudantes.

Questão I

“Conversinha Mineira”, de Fernando Sabino

— É bom mesmo o cafezinho daqui, meu amigo?
— Sei dizer não senhor: não tomo café.
— Você é dono do café, não sabe dizer?
— Ninguém tem reclamado dele não senhor.
— Então me dá café com leite, pão e manteiga.
— Café com leite só se for sem leite.
— Não tem leite?
— Hoje, não senhor.
— Por que hoje não?
— Porque hoje o leiteiro não veio.
— Ontem ele veio?
— Ontem não.
— Quando é que ele vem?
— Tem dia certo não senhor. Às vezes vem, às vezes não vem. Só que no dia que devia vir em geral não vem.
— Mas ali fora está escrito “Leiteria”!
— Ah, isso está, sim senhor.
— Quando é que tem leite?
— Quando o leiteiro vem.
— Tem ali um sujeito comendo coalhada. É feita de quê?
— O quê: coalhada? Então o senhor não sabe de que é feita a coalhada?
— Está bem, você ganhou. Me traz um café com leite sem leite. Escuta uma coisa: como é que vai indo a política aqui na sua cidade?
— Sei dizer não senhor: eu não sou daqui.
— E há quanto tempo o senhor mora aqui?
— Vai para uns quinze anos. Isto é, não posso agarantir com certeza: um pouco mais, um pouco menos.
— Já dava para saber como vai indo a situação, não acha?
— Ah, o senhor fala da situação? Dizem que vai bem.
— Para que Partido? — Para todos os Partidos, parece.
— Eu gostaria de saber quem é que vai ganhar a eleição aqui.
— Eu também gostaria. Uns falam que é um, outros falam que outro. Nessa mexida…
— E o Prefeito?
— Que é que tem o Prefeito?
— Que tal o Prefeito daqui?
— O Prefeito? É tal e qual eles falam dele.
— Que é que falam dele?
— Dele? Uai, esse trem todo que falam de tudo quanto é Prefeito.
— Você, certamente, já tem candidato.
— Quem, eu? Estou esperando as plataformas.
— Mas tem ali o retrato de um candidato dependurado na parede, que história é essa?
— Aonde, ali? Uê, gente: penduraram isso aí…

(SABINO. Fernando. A mulher do vizinho. Rio de Janeiro: Editora do Autor, 1962.)

Questão 1. O gênero textual do texto acima é

a) fábula

b) entrevista

c) crônica

Resposta certa:
c) crônica
Vamos à prática – atividades de interpretação de texto para 8º ano (Foto: Unsplash).
Vamos à prática – atividades de interpretação de texto para 8º ano (Foto: Unsplash).

 

Questão II

De acordo com o texto, por que o café com leite só pode ser servido sem leite?

a) Porque servidos juntos, o café e o leite fazem mal.

b) Porque a leiteira está sem leite.

c) Porque hoje não é dia do leiteiro entregar leite.

Resposta certa:

b) Porque a leiteira está sem leite.

Questão III

A que se refere a palavra “dele” em “ninguém tem reclamado dele não senhor”?

a) Ao amigo do senhor.

b) Ao dono do café.

c) Ao café.

Resposta certa:

c) Ao café.

Questão IV

Parece que o texto usa humor para criticar algo, mas o quê?

Resposta certa:

O texto apresenta uma crítica contundente ao comportamento de apatia e conformismo diante das responsabilidades pessoais e do contexto social. O proprietário do café retratado na narrativa demonstra uma evidente indiferença não apenas em relação à qualidade de seu próprio estabelecimento — ignorando detalhes importantes, como o sabor do café e a falta de leite —, mas também quanto à realidade política da região onde reside há aproximadamente 15 anos. Sua postura passiva reflete uma acomodação que ultrapassa os limites de seu negócio, revelando uma desconexão com os acontecimentos ao seu redor e ilustrando, assim, a crítica central do texto à negligência e ao desinteresse que, muitas vezes, permeiam a sociedade.

Questão V

Em “Tem dia certo não senhor. Às vezes vem, às vezes não vem. Só que no dia que devia vir em geral não vem”, as locuções adverbiais em negrito indicam a circunstância de…

a) tempo

b) dúvida

c) modo

Resposta certa:

a) tempo

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