Atenção, aluno: saiba como interpretar poemas no Enem
Veja como identificar figuras de linguagem e compreender o contexto literário para se destacar na prova.
Entender como interpretar poemas no Enem é essencial para ter um bom desempenho na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. A avaliação traz questões que pedem análise de textos literários, exigindo uma leitura detalhada e uma compreensão dos recursos linguísticos e estilísticos.
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Os poemas, em especial, são ricos em sentimentos e figuras de linguagem, o que torna importante identificar e avaliar esses elementos para captar a mensagem principal e responder às questões de forma precisa. Se interpretar poesia é um desafio para você, continue lendo este artigo para conhecer estratégias que facilitarão esse processo!
Interpretar poemas no Enem
Vamos, primeiro, compreender o que é um poema, distinguindo-o do conceito de poesia. A poesia refere-se ao processo criativo que nasce da relação entre o autor e suas inspirações – sejam elas uma paisagem, uma paixão, uma questão pessoal ou até um problema social e político. Sendo um processo criativo, a poesia pode se manifestar em diferentes formas, como pintura, música e texto. O poema, por sua vez, é a materialização da poesia em palavras, funcionando como o produto final, assim como uma tela ou uma composição musical.
Caracteriza-se o poema geralmente pela divisão em versos e estrofes, pela presença de ritmo e musicalidade, pelo uso de figuras de linguagem e pela expressão de sentimentos e emoções. Além disso, ele permite certa liberdade formal. Esse gênero textual pertence à literatura poética e, segundo a Gramática Metódica da Língua Portuguesa de Napoleão Mendes de Almeida, busca essencialmente o belo, ao qual se subordinam outros possíveis objetivos do autor. Para a interpretação, especialmente em exames como o Enem, é importante considerar que o foco do texto poético está na expressividade, na estética e na sonoridade. Por isso, o autor trabalha tanto no nível sintático, alterando a ordem direta das frases, quanto no nível semântico, utilizando linguagem conotativa ou figurada.
Questão 1 – Enem 2020
As cartas de amor
deveriam ser fechadas
com a língua.
Beijadas antes de enviadas.
Sopradas. Respiradas.
O esforço do pulmão
capturado pelo envelope,
a letra tremendo
como uma pálpebra.
Não a cola isenta, neutra,
mas a espuma, a gentileza,
a gripe, o contágio.
Porque a saliva
acalma um machucado.
As cartas de amor
deveriam ser abertas
com os dentes.
CARPINEJAR, F. Como no céu. Rio de Janeiro: Bertrand Russel, 2005.
No texto predomina a função poética da linguagem, pois ele registra uma visão imaginária e singularizada de mundo, construída por meio do trabalho estético da linguagem. A função conativa também contribui para esse trabalho na medida em que o enunciador procura…
a) influenciar o leitor em relação aos sentimentos provocados por uma carta de amor, por meio de opiniões pessoais.
b) definir com objetividade o sentimento amoroso e a importância das cartas de amor.
c) alertar para consequências perigosas advindas de mensagens amorosas.
d) esclarecer como devem ser escritas as mensagens sentimentais nas cartas de amor.
e) produzir uma visão ficcional do sentimento amoroso presente em cartas de amor.
Sugestão: para resolver essa questão, não é necessário ler o poema em si. Basta entender que a função conativa (ou apelativa) concentra-se no interlocutor, buscando influenciar, convencer ou incentivar uma ação. Esse tipo de função é amplamente usado em publicidade e propaganda, por exemplo. Assim, apenas conhecendo esse conceito, você consegue identificar a resposta correta na alternativa A.
3 dicas para interpretar
Se já conhece a abordagem de poemas no Enem, agora é hora de conferir cinco passos práticos para interpretá-los e garantir bons resultados. Veja como!
- Leia o enunciado
Antes de se aprofundar no poema, entenda o que a questão exige. Em alguns casos, o poema serve apenas como cenário, e você pode responder sem precisar lê-lo na íntegra.
- Reordene as frases
Muitos autores usam inversões na ordem direta (Sujeito-Verbo-Complemento) para dar estilo e rimar. Reorganize as frases para facilitar a compreensão. Por exemplo, no hino nacional, o verso “Ouviram do Ipiranga as margens plácidas” fica mais claro assim: “As margens plácidas do Ipiranga ouviram o brado retumbante de um povo heroico”.
- Reconheça figuras de linguagem
Entender figuras de linguagem é crucial. Primeiro, coloque o texto na ordem direta, identificando as figuras de construção, como elipses e pleonasmos. Depois, analise as camadas do poema, como o som das palavras (melopéia), as imagens (fanopéia), e o sentido geral (logopéia), de acordo com o poeta Ezra Pound.