ITA divulga datas do Vestibular 2025
Veja quais foram as principais datas anunciadas
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) é uma instituição de ensino superior pública renomada da Força Aérea Brasileira (FAB) que foi criada na primeira metade do século XX.
O vestibular que permite o ingresso dos candidatos selecionados ao ITA é um dos mais concorridos de todo país. Dessa maneira, os estudantes que pretendem prestar o vestibular devem começar a se preparar com antecedência.
Os estudantes que querem estudar no ITA devem ficar atentos: nesta segunda-feira (08), a instituição divulgou as principais datas da próxima edição do seu Vestibular.
Assim, para te ajudar a participar do processo seletivo, separamos um resumo completo com as principais informações que você precisa saber sobre o Vestibular ITA 2025, incluindo datas, novidades e funcionamento das provas. Confira!
Vestibular ITA 2025: principais datas foram divulgadas
Nesta segunda-feira (08), o ITA divulgou as principais datas da próxima edição do processo seletivo. Segundo as informações publicadas, os estudantes interessados poderão se inscrever no Vestibular 2025 entre os dias 03 de junho e 17 de julho de 2024. As inscrições poderão ser realizadas de forma online por meio do preenchimento de um formulário disponível no site do ITA.
Todos os estudantes deverão pagar uma taxa de inscrição para participar do processo seletivo. Porém, os estudantes poderão solicitar a isenção da taxa de inscrição entre os dias 24 de abril e 20 de maio. Os resultados serão publicados no dia 31 de maio.
As provas do processo seletivo serão realizadas em duas fases. A primeira etapa, composta pelo exame de escolaridade com questões objetivas de Matemática, Física, Química, Português e Inglês, será realizada no dia 13 de outubro, das 13 às 18h.
A segunda fase, com questões dissertativas de Matemática, Química e Física e uma proposta de redação, será aplicada entre os dias 05 e 08 novembro de 2024, das 13h às 17h.
A terceira fase, por sua vez, será composta pela Inspeção de Saúde, Análise Psicológica, Exame Toxicológico e Heteroidentificação.
Vestibular ITA 2025: mudanças foram anunciadas
Além das principais datas do processo seletivo, o ITA também divulgou algumas informações sobre mudanças no Vestibular 2025.
Dentre elas, podemos mencionar que o Concurso de Admissão 2025 não cobrará livros obrigatórios dos candidatos. Com a mudança, os estudantes não deverão ler uma lista de livros para o Vestibular. Porém, a ementa da prova de Língua Portuguesa e Literatura do Vestibular 2025 do ITA destaca que é esperado que os estudantes tenham contato “com obras canônicas de diferentes períodos das Literaturas brasileira e portuguesa”. Além disso, a banca espera que os participantes possuam “a capacidade de análise e interpretação de textos em diferentes gêneros, como também a compreensão das obras em seu contexto cultural e histórico”.
Diversas obras importantes para a literatura brasileira e para a literatura portuguesa são citadas na ementa de Língua Portuguesa e Literatura. Dessa maneira, é importante que os estudantes estejam familiarizados com os livros mencionados.
Além da ausência de uma lista de leituras obrigatórias, outras mudanças foram anunciadas. Devemos ressaltar que a prova de Língua Portuguesa e Literatura do Vestibular 2025 do ITA terá outras novidades, como a inserção de textos com temas da atualidade nas questões.
Também foi anunciado que algumas questões da prova poderão abordar áreas específicas da disciplina de Língua Portuguesa, como sintaxe, morfologia, semântica, estilística, etc.
Além da ementa de Língua Portuguesa e Literatura, o ITA também publicou a ementa da prova de redação do Vestibular 2025. Foram fornecidas diversas informações sobre como os estudantes deverão redigir o texto na prova.
A prova de redação do ITA está presente na segunda fase do vestibular e será realizada somente pelos participantes que foram aprovados na primeira fase. A proposta do exame pede aos candidatos para que eles escrevam um texto dissertativo-argumentativo a respeito de algum evento ou tema de relevância atual formulado pela banca.
A nota máxima na redação do ITA é de 10 pontos. Conforme anunciado, os critérios utilizados pelos corretores serão os seguintes:
- Tema: de 0 a 2 pontos. Os corretores avaliam a capacidade do candidato de interpretar e entender a proposta da banca;
- Tipo de texto: de 0 a 2 pontos. Está relacionado com a capacidade argumentativa do candidato.
- Coerência: de 0 a 2 pontos. Avalia-se o a coerência entre as frases e parágrafos do texto;
- Coesão: de 0 a 2 pontos. É avaliada a associação entre os pensamentos, frases e parágrafos. É avaliada também a habilidade do candidato de usar mecanismos linguísticos para conectar os próprios argumentos;
- Modalidade: de 0 a 2 pontos. Avalia-se o uso correto do texto dissertativo-argumentativo.