“Junto a” e “junto com”: veja quando usar cada expressão
Tire todas as suas dúvidas
As expressões “junto a” e “junto com” são muito semelhantes e, dessa maneira, é comum encontrar estudantes que não sabem ao certo como usar cada uma delas.
Porém, tenha em mente é fundamental que você seja capaz de diferenciar as expressões “junto a” de “junto com” é fundamental, pois você deve usar as duas de forma correta caso queira escrever uma redação. Além disso, elas também podem aparecer em questões de português nas mais variadas provas, como os concursos e o ENEM 2024.
Dessa forma, para te ajudar a tirar todas as suas dúvidas, separamos um resumo completo com tudo aquilo que você precisa saber sobre os usos de “junto a” e “junto com”. Vamos conferir!
Quando usar “junto a”?
Em primeiro lugar, devemos destacar que a expressão “junto a” é uma locução prepositiva que pode ser usada para indicar proximidade em relação a um objeto, lugar ou pessoa.
Nessa expressão, a preposição “a” serve para estabelecer essa relação de proximidade. Dessa forma, vale destacar que ela pode ser usada como uma maneira de expressar que algo ou alguém está fisicamente próximo ou em união a outro.
Ficou com alguma dúvida? Veja alguns exemplos que incluem o uso da expressão “junto a”:
- O carro está junto a sua casa.
Nesse exemplo, a expressão “junto a” é usada para indicar que o carro se encontra fisicamente próximo da casa, sem necessariamente envolver uma interação entre eles.
- Os interesses dos dois partidos estão junto a uma mesma proposta de mudança para a cidade.
Nesse caso, a expressão “junto a” indica que os partidos estão alinhados em suas intenções, mesmo que não estejam próximos fisicamente.
- O cachorro estava junto ao seu dono no parque.
Por meio da análise desse exemplo que trouxemos, podemos perceber que a expressão “junto a” pode ser usada para expressar proximidade física ou localização.
Quando usar “junto com”?
“Junto com”, por sua vez, é uma expressão que também expressa proximidade. Porém, ao contrário de “junto a”, ela expressa a ideia de associação ou companhia, sugerindo que dois ou mais elementos estão juntos não apenas em um sentido físico, mas também em um sentido colaborativo ou participativo.
Nessa expressão, podemos perceber que a preposição “com” indica a ideia de união entre os elementos mencionados.
Veja um exemplo:
- Eu fui ao cinema junto com meus amigos.
Nesse caso, a expressão “junto com” indica que o sujeito da frase não apenas estava próxima dos amigos, mas que eles participaram da mesma atividade em conjunto.
- Fui junto com a minha família à festa de natal.
Por meio da análise desse exemplo, podemos perceber que a expressão “junto com” é usada para expressar ações em situações sociais ou atividades em grupo.
- “Junto a” ou “junto com”: conheça os erros comuns
Como mencionamos, a confusão entre “junto a” e “junto com” é muito frequente. De ato, muitos estudantes brasileiros acabam usando uma expressão no lugar da outra sem perceber que a troca pode alterar o significado da frase.
A seguir, veja alguns dos erros mais frequentes envolvendo as duas expressões:
Erro 1:
- Incorreto: Bruno estava junto com seu pai na cerimônia.
- Correto: Bruno estava junto a seu pai na cerimônia.
Nesse exemplo, o objetivo é indicar apenas a presença física de uma pessoa e, dessa forma, o correto é usar a expressão “junto a”.
Erro 2:
- Incorreto: Eu vou ao teatro junto a minha amiga.
- Correto: Eu vou ao teatro junto com minha amiga.
Nesse caso, não podemos usar a expressão “junto a”, uma vez que o objetivo da frase é expressar a ideia de companhia entre duas pessoas.