Justificativa de AUSÊNCIA no Encceja NEGADA? Confira NESTA QUINTA-FEIRA (18) como proceder
O Inep avaliou todas as documentações encaminhadas
Os resultados do envio da justificativa da ausência no Encceja (Exame Nacional para a Certificação de Competência de Jovens e Adultos) foi liberado na última segunda-feira (15). A justificativa precisava ser enviada pelos candidatos inscritos na edição de 2023, que não compareceram no exame e precisavam que a taxa fosse isenta.
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Anísio Teixeira) avaliou todas as documentações encaminhadas, contudo, as justificativas só são validadas se o instituto as aceitar. Do contrário, o candidato pode tentar outra vez através do recurso.
O envio dos recursos está liberado agora e precisa ser concluído até 19 de abril. O candidato que perder o prazo não poderá fazer mais nenhuma tentativa e só poderá participar das provas se ressarcir o Inep pagando o boleto de R$ 40.
Justificativa da ausência no Encceja 2024
Aqueles que se inscreveram e não compareceram na edição anterior precisam enviar as justificativas da ausência para conseguir fazer a prova do Encceja 2024 sem pagar ao Inep. É importante destacar que é preciso que os candidatos realizem o exame em todas as áreas de conhecimento.
Também é válido frisar que os envios das justificativas não quer dizer que elas serão aceitas, pois têm que passar pela análise do Inep. As aprovações das justificativas não garantem também uma inscrição automática, uma vez que o candidato ainda precisa fazer todo o processo da inscrição dentro do prazo adequado.
Como enviar os recursos?
Se o estudante verificou o resultado e sua justificativa não foi deferida, é possível encaminhar o recurso, realizando, assim, uma outra tentativa. O processo acontece no site oficial do Encceja, lembrando que o estudante precisa enviar novas documentações para a tentativa de justificar sua ausência. O envio tem que ser concluído até o dia 19 de abril.
Os resultados do recurso são conferidos no mesmo endereço eletrônico até o dia 23 de abril. Mas, é importante que os candidatos se atentem aos documentos exigidos, pois inconsistências nos dados enviados resultam na recusa dos pedidos.
O edital destaca a não aceitação de documentos autodeclaratórios, bem como os emitidos pelos responsáveis legais e/ou pais. Os documentos também precisam ser enviados em formato JPG, PDF ou PNG, não ultrapassando o tamanho de 2MB, que é o limite.
Depois de enviar, não terá condições de se substituir o documento. Dessa forma, atente-se a todos os detalhes no momento de concluir o processo. O participante que tiver a recusa na nova tentativa deve pagar a GRU (Guia de Recolhimento Único) de R$ 40, gerada no próprio sistema.
Além do mais, o envio de dados inexatos ou falsos pode culminar em eliminação do participante no Encceja. Isso porque tal ação é considerada um crime contra a fé pública.
Calendário com as datas mais importantes do Encceja 2024
Veja a seguir como ficou o cronograma do Encceja 2024. Lembrando que o exame está marcado para t25 de agosto:
Data | Etapa |
25 de março até 5 de abril de 2024 | Envio de justificativa da ausência no Encceja de 2023; |
15 de abril de 2024 | Divulgação do resultado do envio da justificativa da ausência no Encceja de 2023 |
15 até 19 de abril de 2024 | Entrada do recurso e realização de nova tentativa para quem teve a justificativa negada |
23 de abril de 2024 | Divulgação dos resultados do recurso |
29 de abril até 10 de maio de 2024 | Inscrição no Encceja de 2024 |
25 de agosto de 2024 | Realização do exame |