Leitura colaborativa: definição, como fazer e mais

Aprenda a planejar atividades, criar um ambiente seguro para discussão e organizar as contribuições dos alunos para uma leitura mais enriquecedora.

A leitura colaborativa, também conhecida como leitura compartilhada, é uma abordagem que busca aprimorar a habilidade de compreensão de texto dos alunos. Em resumo, trata-se de uma atividade onde os estudantes interpretam um texto específico com a orientação e apoio do professor.

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Leitura colaborativa

Por meio dessa abordagem, podemos avaliar o conhecimento prévio sobre um tema específico, elaborar conclusões, explorar a intertextualidade e identificar os valores apresentados pelo autor do texto. Neste artigo, discutiremos a relevância da leitura colaborativa e o papel do professor nesse processo. Continue lendo para saber mais!

Qual é a importância?

A leitura colaborativa é uma abordagem eficaz para aprimorar as habilidades de leitura dos alunos. Em vez de apenas consumir um texto, esse método permite que o professor ensine estratégias para que os alunos possam atribuir significado ao que leem e alcançar uma compreensão mais profunda.

Embora possa parecer simples, a leitura colaborativa envolve mais do que a orientação do professor; ele também corrige os alunos conforme necessário. Esta técnica é aplicável em todos os níveis educacionais, desde a educação infantil até o ensino superior. No contexto universitário, seu objetivo é promover a troca de perspectivas para enriquecer a produção de conhecimento.

O lugar do professor enquanto mediador

O papel do professor é crucial para garantir a eficácia da leitura colaborativa. Por meio de uma mediação bem planejada e sem improvisações, o professor deve definir os objetivos e estratégias que orientarão o processo de leitura. Ele atua como um intermediário entre o mundo criado pelo autor e os alunos.

Nesse processo, o professor deve encorajar os estudantes a expandirem suas perspectivas para uma compreensão mais profunda da obra. Ele deve apresentar as características do texto e outras referências que ajudarão na interpretação. O principal desafio do professor é incentivar a discussão entre os alunos sobre o que foi lido, promovendo a troca de interpretações e o entendimento coletivo do texto.

Dessa forma, o objetivo da leitura colaborativa é alcançado, pois o sentido do texto é ampliado através da discussão em grupo. Enquanto a leitura individual é limitada pelos conhecimentos pessoais do aluno, a leitura compartilhada permite que os significados sejam reinterpretados e enriquecidos pelas experiências e opiniões de outros leitores. Isso resulta em uma troca de ideias e na construção conjunta de novos significados.

Na leitura colaborativa, os alunos têm a oportunidade de ouvir as interpretações de seus colegas e avaliar os argumentos apresentados a partir de diferentes perspectivas. Isso permite que eles percebam novos pontos de vista e reavaliem suas próprias ideias, resultando em uma ampliação, modificação e reforço de seus conceitos.

Assim, o papel do professor é facilitar essa troca de informações e estímulos. Com uma intervenção planejada, ele deve incentivar os alunos a refletirem, tornando o processo mais enriquecedor e eficaz.

Leitura colaborativa: definição, como fazer e mais (Foto: Unsplash).
Leitura colaborativa: definição, como fazer e mais (Foto: Unsplash).

Ações que auxiliam

Para garantir uma mediação eficaz durante a leitura colaborativa, algumas práticas são essenciais.

Veja algumas sugestões:

  • Planejamento detalhado da atividade: o professor deve preparar a atividade com antecedência, selecionando o texto e elaborando perguntas apropriadas. É benéfico incluir diferentes gêneros textuais para atingir os objetivos propostos e promover a integração da linguagem verbal.
  • Criação de um ambiente de liberdade: é importante que os diálogos entre os alunos ocorram em um espaço onde se sintam confortáveis para compartilhar suas ideias sem receio de julgamentos. O professor deve estabelecer um ambiente que encoraje os estudantes a participar ativamente e tornar o debate mais enriquecedor.
  • Inclusão de pausas durante a leitura: pausas planejadas são cruciais para permitir que os alunos verifiquem sua compreensão do texto. O professor deve interromper a leitura em momentos estratégicos para possibilitar que os alunos façam reflexões e se concentrem nos detalhes importantes.
  • Organização das contribuições dos alunos: os alunos nem sempre conseguem expressar suas ideias de maneira clara e envolvente. Por isso, é importante adotar estratégias para reformular, recapitular e sintetizar as contribuições de cada estudante, garantindo uma comunicação mais eficiente.
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