Letramento digital: definição, vantagens e como fazer
Descubra suas vantagens e aprenda como implementar estratégias eficazes para desenvolver habilidades tecnológicas na educação.
Você já ouviu falar sobre “letramento digital”? Sabe o que isso significa? Esse conceito refere-se à habilidade de ler e escrever utilizando ferramentas digitais, ou seja, ao emprego da tecnologia para processos de ensino e aprendizagem. Neste artigo, vamos explorar em detalhes esse conceito e esclarecer as principais dúvidas sobre o tema. Também discutiremos os objetivos e os benefícios do seu uso na educação. Acompanhe!
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O que é letramento digital
A pandemia do coronavírus destacou a necessidade urgente de adaptação dos sistemas educacionais para o ambiente digital, evidenciando a importância do ensino híbrido. A tecnologia, que já desempenhava um papel relevante, tornou-se indispensável, suscitando inúmeras discussões sobre o ensino remoto tanto para estudantes quanto para educadores de todas as disciplinas.
O termo “letramento”, derivado da palavra inglesa “literacy”, refere-se não apenas à capacidade de alfabetização, mas também à compreensão dos contextos em que os textos são produzidos. Desde os anos 1980, o conceito de letramento vem sendo trabalhado na educação brasileira, abrangendo a habilidade de ler, escrever e interpretar informações, tanto em formato escrito quanto oral e verbal.
Dessa forma, o letramento pode ser compreendido como a “interpretação do todo”, facilitando uma compreensão mais ampla das situações comunicativas em que estamos inseridos. Quando associado ao termo “digital”, o letramento passa a englobar a competência de entender os contextos de leitura e escrita dentro das esferas tecnológicas, ou seja, o Letramento Digital refere-se à aprendizagem mediada pelas mídias eletrônicas.
Qual é o objetivo?
O objetivo central do letramento digital é capacitar os estudantes a interpretar conteúdos digitais, ou seja, prepará-los para entender a linguagem específica do ambiente digital. Essa abordagem não se restringe apenas à leitura e escrita em meios eletrônicos, mas também engloba o uso de uma variedade de recursos tecnológicos, como códigos verbais e não verbais, navegação em sites e links, uso de símbolos, imagens, sons, vídeos e ilustrações.
Assim, o estudante é introduzido a uma nova forma de aprendizado, comparável à aquisição de um novo idioma, à medida que lhe são apresentados recursos e informações mais modernos.
As principais vantagens na educação
A utilização de dispositivos eletrônicos tornou-se fundamental na atualidade. No mercado de trabalho, por exemplo, é esperado que o estudante possua certo domínio das ferramentas digitais para facilitar sua entrada na carreira profissional. Dessa forma, a incorporação da tecnologia no ambiente educacional é crucial.
Quando o aluno é capacitado para adquirir conhecimento de diversas maneiras, ele desenvolve uma ampla gama de habilidades. Isso é uma das principais vantagens do letramento digital, pois possibilita que a aprendizagem ocorra por meio de diferentes recursos. Além disso, a tecnologia permite que o estudante interaja com uma variedade de canais de comunicação, o que oferece oportunidades para o desenvolvimento de relações interpessoais, promovendo, assim, seu crescimento social.
Como aplicar na sala de aula?
Ao implementar o Letramento Digital em sala de aula, é essencial seguir as diretrizes estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que determina o conteúdo a ser aprendido pelos alunos durante a educação básica. Em conformidade com essas diretrizes, existem práticas pedagógicas claras e diretas para incentivar a interação dos alunos com o ambiente digital.
Entre essas práticas, destacam-se: a capacitação dos educadores, de modo que ampliem seus conhecimentos tecnológicos e possam transmiti-los com mais segurança aos alunos; a disponibilização dos recursos tecnológicos necessários para que os estudantes tenham acesso facilitado; a definição de objetivos claros, garantindo a participação de todos mediante um planejamento cuidadoso; a proposição de atividades criativas e envolventes, como jogos, relatos pessoais e competições utilizando ferramentas de busca; e a promoção de trabalhos em grupo, permitindo que os alunos compartilhem e aprendam mutuamente.
Além dessas atividades, é crucial que tanto alunos quanto professores tenham a liberdade de introduzir novas ideias em sala de aula, possibilitando a exploração da tecnologia dentro e fora do ambiente escolar.
Nesse contexto, pode-se criar um drive online, onde os alunos possam compartilhar atividades que considerem relevantes com os colegas, ampliando assim seu repertório de conhecimento de forma contínua. Além do uso do drive, é fundamental adotar estratégias que promovam o ensino do letramento de maneira colaborativa, incentivando a comunicação entre os alunos para alcançar um aprendizado mais eficaz.