Linguagem verbal e linguagem não verbal: 5 exercícios para aprender

Melhore sua expressão e compreensão em qualquer situação!

A comunicação é uma habilidade essencial que permeia todos os aspectos da nossa vida, desde as relações pessoais até o ambiente profissional. No entanto, ela vai muito além das palavras que pronunciamos. A linguagem verbal — composta por palavras faladas ou escritas — e a linguagem não verbal — que inclui gestos, expressões faciais, postura e tom de voz — formam juntas um poderoso conjunto de ferramentas para transmitir ideias, emoções e intenções.

Leia também: Você sabe o que é assíndeto? Veja definição, exemplos e onde usar

Dominar ambas é um diferencial que pode transformar a maneira como você se relaciona e expressa seus pensamentos. Neste artigo, exploraremos a importância dessas duas formas de comunicação e apresentaremos cinco exercícios práticos que ajudarão você a desenvolver e harmonizar suas habilidades verbais e não verbais, garantindo mensagens claras e impactantes.

5 exercícios de linguagem verbal e não verbal

Questão I

Sobre as linguagens verbal e não verbal, é incorreto afirmar que:

a) A linguagem verbal utiliza qualquer código para se expressar, enquanto a linguagem não verbal faz uso apenas da língua escrita.

b) São utilizadas para criar atos de comunicação que nos permitem dizer algo.

c) A linguagem não verbal é aquela que utiliza qualquer código que não seja a palavra, enquanto a linguagem verbal utiliza a língua, seja oral ou escrita, para estabelecer comunicação.

d) Linguagem verbal e não verbal, quando simultâneas, colaboram para o entendimento do texto.

Resposta certa:

Alternativa “a”.

Questão II

Imagem: Reprodução.
Imagem: Reprodução.

Na tira do cartunista Quino, utilizam-se recursos gráficos que lembram o cinema.
A associação com a linguagem artística do cinema, que lida com o movimento e com o instrumento da câmera, é garantida pelo procedimento do cartunista demonstrado a seguir:

a) ressaltar o trabalho com a vassoura para sugerir ação.

b) ampliar a imagem da mulher para indicar aproximação.

c) destacar a figura da cadeira para indiciar sua importância.

d) apresentar a sombra dos personagens para sugerir veracidade.

Resposta certa:

Alternativa “b”.

Para compreender plenamente a questão, é necessário considerar todos os elementos presentes nos quadrinhos, incluindo as linguagens verbal e não verbal. A linguagem não verbal está representada pelos recursos visuais empregados pelo cartunista, destacando-se a imagem da mulher que, conforme a narrativa avança, é ampliada, criando um efeito semelhante ao close utilizado no cinema.

Questão III

Imagem: Reprodução.
Imagem: Reprodução / Brasil Escola.

Nos gráficos, os elementos visuais e os elementos textuais são fundamentais para o entendimento total da mensagem transmitida. No gráfico em questão, a linguagem verbal e a linguagem não verbal têm como intenção mostrar ao leitor que:

a) O número de casamentos entre pessoas acima de 60 anos diminuiu em um período de cinco anos.

b) O número de pessoas acima de 60 anos que estão inseridas no mercado de trabalho é proporcionalmente inverso à quantidade de pessoas que se casam nessa faixa etária.

c) Apresenta dados para o leitor que comprovam o aumento no número de casamentos entre pessoas acima de 60 anos, assim como o aumento da inserção de pessoas acima de 60 anos no mercado de trabalho.

d) Apresenta a preocupação com a diminuição no número de casamentos entre pessoas de várias faixas etárias da população brasileira, assim como a dificuldade dessas pessoas para conseguir emprego no mercado de trabalho.

Resposta certa:

Alternativa “c”. O objetivo do gráfico é ilustrar o crescimento do número de casamentos entre indivíduos com mais de 60 anos em comparação com os casamentos na população brasileira fora dessa faixa etária, além de mostrar o aumento da presença de pessoas acima de 60 anos no mercado de trabalho.

Questão IV

Imagem: Reprodução.
Tirinha “Garfield”, de Jim Davis.

Sobre a tirinha de Garfield, é certo afirmar que:

a) A linguagem verbal é o elemento principal para o entendimento da tirinha.

b) O uso da linguagem verbal não faz diferença para a compreensão da tirinha.

c) O uso simultâneo das linguagens verbal e não verbal colabora para o entendimento da tirinha.

d) A sequência cronológica dos fatos relatados nas imagens não influencia na compreensão da tirinha.

Resposta certa:

Alternativa “c”. Embora a linguagem não verbal seja a mais predominante, a linguagem verbal também desempenha um papel importante na construção dos significados da tirinha.

Questão V

Imagem: Reprodução.
Imagem: Reprodução.

O significado da palavra escrita é reforçado pelos elementos visuais, próprios da linguagem não verbal. A separação das letras da palavra em balões distintos contribui para expressar principalmente a seguinte ideia:

a) dificuldade de conexão entre as pessoas

b) aceleração da vida na contemporaneidade

c) desconhecimento das possibilidades de diálogo

d) desencontro de pensamentos sobre um assunto

Resposta certa:

Alternativa “a”.

É possível perceber que os elementos visuais e textuais se complementam, tornando ambos essenciais para sua compreensão. A palavra “solidão” é fragmentada em diferentes balões de fala, cada um pertencente a personagens diferentes, o que enfatiza a ausência de comunicação entre eles. Além disso, os personagens seguem direções opostas, simbolizando a dificuldade que os indivíduos enfrentam para estabelecer conexões entre si.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.