Revalida 2023: Inep divulga locais de prova da 2ª etapa
O Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida) é uma avaliação de nível nacional promovida pelo Governo Federal através do Ministério da Educação (MEC). O objetivo do exame é promover a revalidação de diplomas na área médica que foram emitidos em instituições estrangeiras.
A participação no Revalida é obrigatória para os médicos que se formaram fora do Brasil, mas que desejam exercer a profissão no país. Desse modo, esses profissionais devem participar do exame promovido pelo MEC para tornar o seu diploma de Medicina válido em território nacional.
Somente com a revalidação do documento realizada por uma instituição de ensino superior pública brasileiras, os brasileiros e estrangeiram formados no interior podem atuar no país. Essa revalidação é feita justamente através do Revalida.
O exame é realizado em duas etapas, sendo a 1ª etapa de caráter teórico, enquanto a 2ª etapa é de caráter prático.
Neste ano, o Revalida está em sua segunda edição. Desse modo, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) já realizou as provas da 1ª etapa no dia 6 de agosto deste ano. Os aprovados na 1ª etapa puderam se inscrever na 2ª etapa entre os dias 16 e 20 de outubro.
De acordo com o cronograma, a aplicação das provas da 2ª etapa do Revalida 2023/2 está marcada para os dias 2 e 3 de dezembro.

Locais de prova da 2ª etapa
De acordo com o cronograma do exame, o Inep divulgará nesta terça-feira, dia 14 de novembro, os locais de prova da 2ª etapa do Revalida 2023/2. Desse modo, a partir de hoje os candidatos com inscrições homologadas na 2ª etapa poderão consultar o cartão de confirmação de inscrição via Internet, por meio do sistema do Revalida.
Os locais de prova do exame serão aplicadas em todas as regiões do país. Segundo o edital, os locais de prova serão nas seguintes capitais: Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Salvador (BA) e São Paulo (SP).
Essa fase do exame é prática, contando com um conjunto de dez estações dentro das seguintes áreas: Clínica Médica; Cirurgia; Ginecologia e Obstetrícia; Pediatria; Medicina da Família e Comunidade. Nesse sentido, a prova apresentará situações problema e estudos de casos que exigem a investigação de história clínica, interpretação de exames, formulação de hipóteses diagnósticas e a demonstração de procedimentos médicos.
A prova vale ao todo 100 pontos. O Inep divulgou ainda no mês de outubro a nota de corte do Exame de Habilidades Clínicas. De acordo com o órgão, a nota de corte da 2ª etapa do Revalida 2023/2 é de 60.722 pontos.
Como tem como objetivo avaliar o nível da qualidade da formação dos médicos e de avaliar se os médicos possuem as competências necessárias para atuar de acordo com as exigências da área no Brasil, o exame observa as habilidades dos inscritos de acordo com as necessidades do SUS.
Desse modo, o Revalida contribui para um atendimento médico de alta qualidade em diversos contextos como atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, emergência e comunitária, conforme estruturado na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, e outras normativas e legislação profissional correlatas.
Cronograma da 2ª etapa do Revalida
Confira o cronograma completo da 2ª etapa do Revalida 2023:
- Período de inscrição: 16 a 20 de outubro de 2023
- Prazo para solicitações de atendimento especializado e tratamento por nome social: 16 a 20 de outubro de 2023
- Divulgação da nota de corte: 24 de outubro de 2023
- Divulgação do Cartão de Confirmação da Inscrição: 14 de novembro de 2023
- Aplicação das provas: 2 e 3 de dezembro de 2023
- Resultado final: 19 de março de 2024.
Acesse o edital da 2ª etapa na íntegra para mais informações.