Mais de 4,7 milhões de cadastros são cancelados no Bolsa Família; entenda!
Frequentemente, ocorrem diversos pentes-fino no Bolsa Família que fazem com que muitas famílias irregulares acabem sendo cortadas do programa. Nos últimos dias, mais de 4,7 milhões de cadastros são cancelados no Bolsa Família por conta disso. Esse número equivale a, praticamente, 1/5 dos beneficiários que vinham recebendo o benefício este ano, sendo um pouco mais de 20% dos cadastros.
Sem dúvidas, esse corte pode parecer exorbitante e assustador, entretanto, a medida focou em cortar as famílias que não estavam mais elegíveis ao programa, por uma série de motivos. Inclusive, há casos de beneficiários já falecidos que continuavam recebendo o repasse.
Para entender melhor, acompanhe este texto e saiba mais!
Mais de 4,7 milhões de cadastros são cancelados no Bolsa Família
Como vimos, mais de 4,7 milhões de cadastros são cancelados no Bolsa Família nas últimas semanas por conta de irregularidades que foram encontradas nos dados desses grupos familiares. Esse resultado é o de mais um pente-fino feito pelo Governo, que tem como objetivo remover do programa Bolsa Família os cadastros que são considerados irregulares.
Isto é, embora muitos beneficiários possam se sentir assustados e com receio desse tipo de pente-fino, é importante ter em mente que ele só exclui cadastros que não estão mais elegíveis ao programa Bolsa Família.
Isso quer dizer que se a sua família ainda está dentro de todas as regras do programa, ela poderá receber o benefício sem problema algum. Entretanto, se houve mudanças de endereço ou renda, sem que isso tenha sido apresentado na atualização do cadastro único, é importante regularizar a situação antes de perder o pagamento mensal.
Afinal, os cortes vêm acontecendo, na tentativa de retirar todos os cadastros irregulares e manter, dentro do programa, apenas os cadastros de famílias que realmente estejam precisando do Bolsa Família. Até porque, o programa não é para “qualquer grupo familiar”, mas, sim, ele visa dar subsídios para as famílias de baixa renda que estão vivendo em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
O que pode levar ao cancelamento do Bolsa Família?
O programa Bolsa Família possui regras claras com relação a quem pode realmente ser mantido nele e continuar recebendo os valores mensalmente. Quando essas regras deixam de ser cumpridas, as famílias podem ter o seu Bolsa Família cortado. As situações que podem levar a esse corte, muitas vezes detectadas nos pentes-fino, são:
- Incompatibilidade de renda: Dentro do Bolsa Família, existe a regra de que a família só pode fazer o seu cadastro se tiver uma renda per capita abaixo de R$ 218. Se a sua família recebe uma renda maior que isso, mas não declara no CadÚnico, o cruzamento de dados do Governo pode detectar, levando ao corte do Bolsa Família;
- Inconsistência em endereço e grupo familiar: Excluir ou incluir membros da família baseando-se em inverdades, ou apresentar um endereço que não é seu são situações que podem levar ao cancelamento do Bolsa Família;
- Não seguir as regras de saúde e educação: Não matricular as crianças na escola, não vaciná-las, entre outras questões desses dois setores podem fazer com que o Bolsa Família seja cortado.
Se você faz parte do grupo que teve o Bolsa Família cortado, mas acredita que se trata de um equívoco do sistema, procure o CRAS para tentar resolver a sua situação.