Mas afinal, o VALE-GÁS será mantido em 2024? Descubra as perspectivas para o futuro do projeto

Ao longo do ano corrente, observou-se uma lacuna no aporte de investimentos destinados ao programa do vale-gás, deixando a população descontente diante da ausência de melhorias significativas.

A manutenção do valor equivalente a 100% da média do botijão de gás de cozinha de 13 kg foi a única constante, sem a implementação de quaisquer inovações. Logo, este cenário tem suscitado inúmeros questionamentos acerca da continuidade do programa no ano vindouro, em 2024.

O panorama atual foi influenciado pelo bloqueio orçamentário no Ministério do Desenvolvimento Social ocorrido este ano, impactando diretamente o vale-gás. Apesar das restrições, os pagamentos programados para este ano foram efetuados, contudo, sem a inclusão de novas famílias beneficiárias.

Dessa forma, o orçamento foi mantido dentro dos limites estabelecidos, gerando apreensão nas famílias que agora temem possíveis restrições adicionais no ano subsequente, em 2024.

Enfim, para compreender mais detalhadamente esse contexto e as implicações para as famílias contempladas, convidamos você a explorar as informações adicionais apresentadas no texto a seguir.

E então, haverá ou não pagamento do vale-gás em 2024?

Vale-gás
O posicionamento do pagamento do Vale-gás em 2024 continua em aberto. Imagem: O Tempo.

A questão do pagamento do vale-gás em 2024 permanece em aberto, pois o governo federal não descartou a possibilidade de continuar concedendo o benefício no próximo ano.

Desta forma, as famílias que atualmente se beneficiam do programa podem ter a garantia de receber um auxílio equivalente a 100% da média do botijão de gás de 13 kg em todo o país, que alcançou a média de R$ 104,00 em dezembro do ano anterior.

Mas, vale mencionar que, em agosto deste ano, o orçamento do Desenvolvimento Social sofreu bloqueios, impactando diretamente o auxílio gás. Entretanto, a Pasta divulgou uma nota assegurando a continuidade do programa.

Assim, embora os recursos disponíveis estivessem destinados a 2023, o bloqueio não deve interferir na manutenção do benefício ao longo do ano seguinte, em 2024.

“Caso o desbloqueio do Orçamento Federal seja insuficiente, o MDS fará um remanejamento de recursos de outras ações discricionárias para garantir o pagamento do Auxílio Gás, cumprindo a diretriz do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de fazer os recursos federais chegarem a quem mais precisa”, pontuava a nota divulgada.

Você pode se interessar em ler também:

Todos os beneficiários do Bolsa Família, ou inscritos no CadÚnico, tem direito ao Vale-gás?

Na verdade não! Apesar de ser pago em conjunto, o vale-gás possui lista de prioridades específicas. Dessa forma, é disponibilizado para grupos, dentro do Bolsa Família, com rendas familiares que os classificam como especialmente vulnerável. Em 2024, as regras continuam sendo as mesmas.

Vale pontuar que, provavelmente, com as mudanças esperadas o valor do auxílio deixará de ser integral e passará a corresponder o equivalente a 50% da média do preço do botijão de 13kg do gás liquefeito de petróleo (GLP) comercializado no país.

O benefício é pago mensalmente, em parcela única, depositado, como mencionamos anteriormente, em conjunto com a parcela do Bolsa família.

Enfim, para receber o vale-gás, as famílias devem atender aos seguintes requisitos:

  • Ser registradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
  • Ter renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário-mínimo (R$ 660,00 em 2023);
  • Ter pelo menos um membro da família que possua o CPF incluído no CadÚnico.
  • Além disso, também são elegíveis ao benefício as famílias que tenham na sua composição pessoas residentes no mesmo domicílio que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC), que é um benefício assistencial pago a idosos e pessoas com deficiência de baixa renda.

O vale-gás é pago pela Caixa Econômica Federal, diretamente na conta corrente ou poupança do beneficiário.

Como saber se tenho direito ao vale-gás?

Para saber se você tem direito ao vale-gás, é possível consultar o site da Caixa Econômica Federal ou ligar para o número 111.

No site da Caixa, basta acessar a página do vale-gás e informar o seu CPF ou o número do NIS (Número de Identificação Social). Se você estiver inscrito no CadÚnico e atender aos requisitos do programa, aparecerá uma mensagem informando que você é elegível ao benefício.

Dessa forma, depois de ligar para o número 111, basta informar o seu CPF ou o número do NIS e o atendente irá verificar se você tem direito ao benefício.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.