MEC abre vagas em curso EAD para profissionais da Educação Infantil
O Ministério da Educação (MEC) abriu novas vagas em curso EAD de Formação para Profissionais da Educação Infantil. O curso é ofertado totalmente na modalidade de Educação a Distância (EAD) e o ingresso é imediato. A pasta oferta diversos cursos de qualificação e formação continuada para docentes por meio da plataforma AVAMEC.
A oferta desse curso se dá através da Secretaria da Educação Básica (SEB). A formação tem como público-alvo profissionais ligados à Educação Infantil e aos anos iniciais do Ensino Fundamental.
De acordo com a descrição do curso, o objetivo geral da formação é “qualificar professores de creches e pré-escolas brasileiras, contribuindo para o estabelecimento de práticas pedagógicas criativas e teoricamente embasadas em que contribuam para a formação integral da criança”.
Entre os objetivos específicos, o AVAMEC destaca a busca pela ampliação dos conhecimentos dos profissionais da Educação Infantil acerca dos processos de desenvolvimento e de aprendizagem em bebês, crianças bem pequenas e crianças pequenas.
Além disso, o curso também visa promover reflexão sobre as práticas pedagógicas na Educação Infantil considerando os direitos e os objetivos de aprendizagem e os campos de experiência propostos na BNCC e potencializar a formação crítica e criativa dos profissionais para atuação na educação infantil.
Como se inscrever no curso do MEC?
As inscrições para os cursos ofertados através do AVAMEC são recebidas exclusivamente on-line, diretamente na página do curso em questão. Acesse aqui. O profissional interessado deve clicar em “INSCREVER” e fazer login no site com as credenciais da plataforma gov.br. É possível ainda optar por criar um cadastro diretamente no site do AVAMEC para se inscrever.
Os inscritos deverão concluir o curso entre 30 e 160 dias, tempo mínimo e máximo, respectivamente. A formação oferta certificado. Contudo, o certificado será disponibilizado apenas ao final do prazo mínimo de 30 dias e após realizadas todas as atividades avaliativas. Para ter direito à certificação, os candidatos devem obter média igual ou maior que 6,0.
Como mencionado acima, a formação é totalmente on-line e não conta com moderação, de modo que o participante tem autonomia para desenvolver as atividades a qualquer momento, desde que respeitando o tempo máximo de duração do curso indicado na plataforma.
Mais informações sobre a Formação para Profissionais da Educação Infantil
A carga horária do curso é de 200 horas, estando todo o conteúdo da formação dividido em seis módulos, que abarcarão os seguintes conteúdos:
- Módulo 1
Estudo sobre o desenvolvimento socioemocional infantil. Relação entre desenvolvimento socioemocional e prontidão para leitura e escrita. Competências socioemocionais em professores e a relação com o desenvolvimento e o aprendizado em pré-escolares.
- Módulo 2: Discussão sobre os pilares da educação, dentre os quais se destaca o aprender a conviver, e, também, de duas das competências socioemocionais importantes para o estabelecimento de relações interpessoais saudáveis.
- Módulo 3: Discussão sobre os aspectos fundamentais da linguagem e da comunicação de 0-5 anos, do desenvolvimento moral e da tomada de decisão. Reflexão sobre os medos na infância e os aspectos aplicados destes conceitos.
- Módulo 4: Teoria, conceito e classificações de brinquedo, brincadeira e jogo. Significado de atividades lúdicas. Os jogos, brinquedos e brincadeiras como elementos constitutivos da aquisição de conhecimentos e desenvolvimento em pré-escolares.
- Módulo 5: Discussão sobre o protagonismo infantil na Educação Infantil e a importância do estabelecimento de vínculos com figuras de cuidado para a aprendizagem e o desenvolvimento. Destaca-se a família e a escola como contextos centrais para a promoção da saúde integral na primeira infância.
- Módulo 6: Reflexão sobre a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Traz o aprofundamento teórico e as opções de atividades lúdicas que permanecem importantes para o processo de crescimento e desenvolvimento de todas as crianças que vivenciam esta etapa.