MEC destaca 5 motivos para matrícula em tempo integral! Confira
O começo do ano letivo é, comumente, a fase em que as secretarias de educação se organizam para o ano que se inicia. Esse planejamento inclui a atribuição de escolas e turmas aos profissionais da educação, o aprimoramento e a manutenção da infraestrutura escolar, o desenvolvimento de projetos particulares, bem como a inauguração, criação e distribuição de matrículas em escolas públicas. Nesta matéria, discutiremos os principais motivos pelos quais o Ministério da Educação (MEC) enfatiza a importância das matrículas em tempo integral.
Desenvolvimento Integral do Estudante
Em primeiro lugar, a jornada de tempo integral promove um ambiente propício ao desenvolvimento completo do estudante. Essa abordagem não se concentra apenas na dimensão cognitiva, mas também nas dimensões social, emocional, física e cultural. Ao proporcionar uma exposição mais prolongada ao currículo, a educação em tempo integral ajuda os alunos a se prepararem melhor para a vida e a construção de suas trajetórias pessoais, sociais e profissionais.
Protagonismo e Autonomia Estudantil
Em segundo lugar, o MEC destaca a importância da educação em tempo integral para o protagonismo, a autonomia e a participação estudantil. A escola em tempo integral oferece maior apoio nas trajetórias de aprendizado dos alunos, com metodologias diversificadas que reforçam a participação ativa dos estudantes, garantindo seus direitos de aprender e permanecer na escola.
Segurança e Proteção Social
Um dos principais motivos para a criação de matrículas em tempo integral é a segurança e a proteção social que ela proporciona aos alunos durante o horário de trabalho de suas famílias. O acesso a um ambiente seguro e supervisionado por profissionais qualificados durante uma parte significativa do dia traz tranquilidade às famílias em relação à segurança de seus filhos. Isso tem um impacto positivo, especialmente na inclusão da mulher no mercado de trabalho.
Benefícios à Saúde e Cidadania
A educação em tempo integral também promove a saúde, o bem-estar e a formação para a cidadania de seus alunos. A possibilidade de oferecer um maior número de refeições e de apoio socioemocional por meio de parcerias intersetoriais torna a escola em tempo integral um espaço de garantia de direitos. Além disso, a formação para a cidadania é essencial, garantindo a aprendizagem de direitos, deveres e da cultura democrática.
Preparação para o Mundo do Trabalho
Por fim, quando associada à educação profissional e tecnológica, a educação em tempo integral prepara os alunos para o mercado de trabalho. A exposição a uma variedade maior de disciplinas e atividades ajuda os alunos a descobrir interesses e habilidades, facilitando escolhas profissionais mais informadas no futuro.
Os benefícios da educação em tempo integral são muitos, tanto no aspecto acadêmico quanto social e econômico. Os alunos que estudam em tempo integral apresentam melhor desempenho acadêmico nas diferentes áreas do currículo e têm maior proteção social, com prevenção à violência contra crianças e adolescentes, acesso a serviços de saúde, segurança alimentar, entre outros. Por isso, o MEC incentiva fortemente a criação de matrículas em tempo integral nas escolas.
10 dicas para lidar com o desafio da volta às aulas
Diálogo Aberto Sobre Medos e Ansiedades
É fundamental conversar abertamente com as crianças sobre os sentimentos que a volta às aulas desperta nelas. Crie um ambiente de confiança, onde elas possam expressar suas inseguranças e medos sem receio de julgamentos.
Lembre-se: sua disposição para escutar seus problemas e ajudar a superá-los é essencial nesse processo.
Promovendo a Realidade da Escola
A escola deve ser vista como um espaço agradável e importante para o desenvolvimento da criança. Evite associá-la a uma punição ou castigo. Em vez de oferecer recompensas pelo ato de ir à escola, incentive o prazer natural pelo aprendizado e socialização.
Retomada Gradual da Rotina
Durante as férias, é comum que a rotina seja alterada. Para facilitar a adaptação ao horário escolar, faça uma transição gradual. Tente estabelecer horários de dormir e acordar mais próximos aos da rotina escolar alguns dias antes do retorno das aulas.
Checklist de Preparação
Organize com a criança seus materiais escolares. Verifique o estado dos itens do ano anterior e providencie os novos necessários. Estabelecer um local agradável para estudo também pode ser muito útil.
Estabelecendo uma Rotina de Horários
Crie uma rotina de horários que contemple não apenas as atividades escolares, mas também os momentos de lazer. Isso ajuda a criança a se organizar e a entender que diversão e estudo podem coexistir harmoniosamente.
Estar Presente
Se possível, acompanhe a criança na volta às aulas. Apresente-se aos novos professores e mantenha uma comunicação ativa com a escola. No fim do dia, reserve um momento para conversar sobre como foi a experiência de retorno.
Manutenção de Amizades
Deixe claro para a criança que, mesmo mudando de escola ou de turma, ela pode manter contato com os antigos amigos. Além disso, incentive-a a fazer novas amizades.
Encarando Novos Desafios Juntos
Novas matérias e conteúdos podem parecer assustadores no início. Tranquilize a criança, reforçando que ela contará com o seu apoio e o do professor para superar quaisquer dificuldades.
Evitando Cobranças Excessivas
Este é um momento de readaptação. Cobranças excessivas podem gerar ainda mais ansiedade na criança. Procure entender as dificuldades e resistências, ao invés de impor obrigações.
A Leitura Como Ferramenta de Apoio
A leitura pode ser uma grande aliada nesse processo. Além de estimular a criatividade e a resolução de problemas, os livros podem ajudar as crianças a lidar com seus sentimentos e a entender melhor as mudanças que estão vivenciando.