Menos de 100 dias para o ENEM 2024: como estudar para a prova?
Veja as dicas que separamos para voce
O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) será aplicado nos dias 03 e 10 de novembro de 2024. Como a data da prova está se aproximando, muitos estudantes estão procurando ajuda para aproveitar os momentos finais de preparação para a prova.
Dessa maneira, para que você consiga turbinar os seus estudos, separamos algumas dicas para te ajudar a entender como estudar nos últimos 100 dias antes do ENEM. Confira!
Entenda a estrutura da prova
Não basta estudar para o exame: você também precisa entender como é a estrutura da prova do ENEM.
A prova é composta pela redação e mais quatro áreas de conhecimento:
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
- Ciências Humanas e suas Tecnologias;
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
- Matemática e suas Tecnologias.
As provas serão aplicadas da seguinte forma:
- 03 de novembro, das 13h às 19h: 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e redação;
- 10 de novembro, das 13h às 18h30: 45 questões de múltipla escolha de Matemática e suas Tecnologias e 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Fique atento aos comunicados oficiais
Lembre-se de que a próxima notícia importante em relação ao ENEM será a divulgação do cartão de confirmação de inscrição, que irá acontecer em outubro. O documento irá conter informações como os horários e os locais de realização da prova.
Revise o conteúdo de forma eficiente
Tenha em mente que a prova do ENEM está se aproximando. Dessa maneira, a revisão completa de todo conteúdo programático com profundidade não é a melhor forma de estudar nesse momento.
A melhor forma de estudar de forma eficiente e aproveitar ao máximo o tempo restante até a prova é revisar de forma eficiente: revise os conteúdos que você ainda não domina, por exemplo.
Direcione o foco dos seus estudos
Como o tempo restante para estudar para o ENEM é limitado, é importante que você direcione o foco dos seus estudos.
O ENEM é dividido em várias áreas do conhecimento: ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. Dessa forma, se o candidato deseja ingressar no curso de Engenharia, por exemplo, deve focar em matemática e suas tecnologias. Estude, dessa maneira, as matérias mais relevantes para essa área.
A importância da redação
Aproveite os momentos finais dos seus estudos para turbinar a sua habilidade de escrever uma redação aos moldes do ENEM. Lembre-se de que a redação é uma das partes mais importantes de toda a prova e poderá fazer muita diferença na sua média final.
A prova do ENEM exige que o candidato redija um texto dissertativo-argumentativo, ou seja, um texto em que se discute um tema com argumentos que defendem uma posição sobre o assunto.
Utilize os temas das edições anteriores da prova do ENEM para praticar a redação. Dentre os temas já abordados pelo ENEM, podemos destacar:
- A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira;
- Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil;
- A democratização do acesso ao cinema no Brasil;
Controle os seus acertos e erros
Na reta final para o ENEM, é fundamental que você faça o controle sobre os seus acertos e os erros em um simulado, por exemplo.
Lembre-se de que estudar por meio de simulados e provas anteriores do ENEM é uma das melhores formas de se preparar para a prova. Porém, não basta simplesmente fazer o simulado: é importante que você analise os seus erros e os seus acertos no mesmo.
Essa estratégia irá te ajudar a identificar quais são os seus pontos fracos e fortes nas áreas que compõem a prova do ENEM. Assim, nessa reta final rumo ao exame, você poderá direcionar o foco nos seus estudos nos tópicos que você está errando mais, aprimorando as suas áreas de maior dificuldade.
Organize os seus estudos
A organização será uma aliada muito importante para quem quer estabelecer uma rotina de estudos eficiente para a prova do ENEM. É importante manter uma rotina e um plano de estudos organizados de acordo com os seus objetivos. Além disso, busque definir metas claras de acordo com o tempo que você tem à disposição até a data da prova do ENEM.
É fundamental, por exemplo, que você determine horários fixos de estudos para que você não perca tempo ao longo da semana sempre buscando um horário para estudar.