Menos de 90 dias para o ENEM: veja como estudar DE GRAÇA para a prova
Veja as dicas que separamos
O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) será aplicado nos dias 03 e 10 de novembro de 2024. Como a data da prova está se aproximando, muitos estudantes estão procurando ajuda para aproveitar os momentos finais de preparação para a prova.
Alguns estudantes podem pensar que revisar para o ENEM 2024 é caro. Mas, a boa notícia é que é perfeitamente possível estudar de forma econômica e eficiente para a prova do ENEM.
Assim, para que você consiga turbinar os seus estudos de forma econômica, separamos algumas dicas para te ajudar a entender como estudar de graça nos últimos 90 dias antes do ENEM. Confira!
Use as redes sociais
Você também pode usar as suas redes sociais para turbinar os seus estudos nos momentos finais de preparação para a prova do ENEM.
Uma boa estratégia é seguir perfis que compartilham dicas, resumos e curiosidades sobre os temas do ENEM. Dessa maneira, você poderá revisar o conteúdo de forma divertida enquanto navega pelas redes sociais.
Além disso, você também pode buscar vídeos sobre conteúdos educacionais no TikTok ou no YouTube, por exemplo. Os canais Descomplica e Me Salva!, por exemplo, oferecem videoaulas gratuitas, e dicas de estudo que poderão te ajudar a entender melhor os conteúdos do ENEM.
Estude com provas de edições passadas
As provas de edições anteriores do ENEM podem ser ferramentas de estudo muito úteis para a reta final em direção ao exame.
Ao estudar com as provas passadas, você poderá testar os seus conhecimentos e os tópicos que você estudou até o momento. Para isso, é importante que você utilize as provas como simulados. Dessa maneira, tente resolver as questões dentro do período de tempo que você terá disponível no dia do ENEM.
Inclua podcasts nos seus estudos
Um podcast é um tipo de conteúdo em áudio que pode abordar diversos temas e disciplinas, incluindo os principais assuntos que poderão ser abordados pela prova do ENEM.
- Top Química – podcast sobre química;
- Marca Texto – podcast sobre literatura;
- Dá Ideia – podcast sobre redação do ENEM;
- Geografia Popular – podcast sobre geografia;
- Hoy Hablamos – podcast sobre espanhol.
Estude com temas passados da redação
Muitos estudantes não sabem como estudar para a redação do ENEM de forma gratuita. Porém, a melhor maneira de se preparar para enfrentar essa etapa do ENEM é praticando as habilidades de escrita com os temas de edições anteriores da prova do ENEM.
Você pode utilizar temas que já foram cobrados na redação do ENEM para entender aquilo que deverá ser feito no dia da prova. Os últimos temas propostos pela prova foram os seguintes:
- 2023: Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil;
- 2022: Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil;
- 2021: Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil;
- 2020: O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira;
- 2019: Democratização do acesso ao cinema no Brasil.
Acompanhe as notícias mais recentes
Os estudantes não podem se esquecer de que acompanhar notícias também faz parte da preparação para a prova do ENEM, pois as questões de atualidades da prova irão abordar os eventos mais relevantes dos últimos meses ou anos.
As perguntas de atualidades poderão ser cobradas na prova de Ciências Humanas. Para enfrentá-las, é importante que você faça leituras diárias de jornais e sites de notícias. A boa notícia é que existem milhares de opções gratuitas na internet que você pode usar para acompanhar os principais acontecimentos do Brasil e do mundo.
Participe de grupos de estudo online
Outra maneira gratuita e interativa de estudar para a prova do ENEM é participando de grupos de estudo online. Existem diversos grupos disponíveis no Facebook, WhatsApp e Telegram, por exemplo. Os grupos podem ser ótimos aliados para tirar dúvidas, compartilhar materiais e se motivar com outros estudantes.
Além disso, muitos grupos de estudantes também organizam simulados e desafios semanais. Dessa maneira, você poderá testar seus conhecimentos e estudar para o ENEM.