Meteoros, cometas, asteroides: o que são as “pedras” que caem do céu?
O que são meteoros, cometas e asteroides? Como eles se formam? Veja em nosso artigo.
Quando estamos olhando para o céu, às vezes, temos a sorte de ver um traço luminoso que cruza o céu. Esse poder um cometa ou meteoro.
O que poucas pessoas sabem é que, entre um cometa e um meteoro, há uma enorme diferença. E entre um meteoro e um asteroide (e um cometa) há mais diferenças. Quando esses cruzam a atmosfera terrestre, eles entram em outra categoria. Se caírem na terra, em outra.
Logo, o que são meteoros, cometas e asteroides? Como eles se formam? Veja em nosso artigo.
1. Meteoroides, Meteoros e Meteoritos, cometas e asteroides
As “estrelas cadentes” que vemos no céu podem ser diversas coisas, mas elas mudam de nome conforme a composição, movimento e ação em relação a nosso planeta.
Uma “pedra” que voa pelo espaço é um Meteoroide. Podem ser de rocha ou metal e geralmente são menores do que um asteroide. Podem inclusive ser partes de um asteroide. Há meteoroides do tamanho de grandes metrópoles.
O asteroide, por sua vez, é uma grande massa de rocha ou metal (e eventualmente água), que fica orbitando em volta de planetas ou do sol. Eles eventualmente se chocam entre si, ou se quebram pelos processos fisioquímicos naturais, liberando fragmentos que viram meteoroides.
Agências espaciais estudam a possibilidade de explorar extrativamente asteroides.
Quando um meteoroide entra na atmosfera da Terra, sem explodir ou se tornar pó, ele é chamado de meteoro, e normalmente seu transito produz um rastro luminoso, devido à alta temperatura que sua queda produz (ou seja, tem um “rabo de fogo”).
Se o meteoroide não se desintegrar completamente, e cair na terra, ele passa a ser classificado como meteorito.
Todos esses corpos, por sua vez, são diferentes dos cometas. Eles são compostos, muito mais, por gases e elementos não-metálicos (como água), do que seus “primos”, e o raio de luz que eles produzem são mais um efeito químico.
Se um cometa entrar na atmosfera terrestre, ele se dissolverá, afinal, quase não há elementos sólidos na sua composição.
2. O que acontece se o meteoroide entrar na atmosfera terrestre?
Se um meteoroide conseguir ultrapassar a atmosfera terrestre (composta por gases como ozônio e oxigênio), ele sofrerá uma enorme resistência do ar, chegando a atingir a mais de 250 mil quilômetros por hora.
Os riscos de um meteoroide causar estragos à terra são mínimos, já que a atmosfera tem cerca de mil quilômetros de altura.
Essa velocidade provoca um aquecimento excessivo, por reações fisioquímicas com os gases da terra, e as camadas do meteoroide começam a se dissolver, produzindo um raio luminoso.
3. Chuva de Meteoros
Uma chuva de meteoros ocorre quando a Terra está próxima da órbita de cometas e os fragmentos desses corpos celestes são atraídos pela gravidade e entram na atmosfera.
As chuvas de meteoros mais conhecidas são Perseidas, as Leonidas e as Geminidas, porque quando essas chuvas acontecem, os objetos cadentes parecem se originar das constelações de Perseu, Leão e Gémeos.