Mutirão da Nova Carteira de Identidade começa na próxima quarta-feira, 2 de abril
Veja como emitir seu documento neste novo mutirão!

Você sabia que o governo federal lançou a Nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), um documento que garante mais segurança e confiabilidade? Ela está disponível tanto em formato físico quanto digital e possui o número único nacional, o CPF. Além disso, a CIN segue um padrão único, com um fluxo de emissão e dados de identificação oficiais em todo o território nacional, o que elimina informações divergentes na identificação do cidadão. E para agilizar o acesso a este importante documento, nesta semana acontecerá um mutirão para que você possa emiti-lo. Quer saber mais? Continue na leitura desta matéria!
O que é o mutirão?
O mutirão da CIN é uma ação organizada para te proporcionar a emissão da Carteira de Identidade de forma simplificada. Nesse evento, serão disponibilizadas 100 fichas por dia, a partir das 10h, para que você e os demais interessados possam solicitar a primeira ou a segunda via do documento. Mas, caro leitor, você sabe quais documentos são necessários para essa solicitação? Veja todos os detalhes a seguir!
Data do mutirão da Nova Carteira de Identidade
Você pode estar de perguntando: quais as datas deste mutirão? O mutirão do novo RG (Registro Geral) como também pode ser chamado, acontecerá entre os dias 2 a 4 de abril. Essa ação vai facilitar o acesso de todos à emissão do documento, com mais praticidade e rapidez.
Documentação necessária
Para garantir que o processo ocorra sem contratempos, é fundamental que você apresente a documentação correta. Aqui estão os principais documentos que você deve ter em mãos:
Para a primeira e segunda via
- CPF: O Cadastro de Pessoa Física é indispensável.
- Certidão de Nascimento ou Casamento: Dependendo do seu estado civil, você deve apresentar o documento original ou uma cópia autenticada. Lembre-se, apenas documentos que estejam em perfeito estado serão aceitos.
Detalhes sobre a certidão
- Solteiro: Apresentar a certidão de nascimento.
- Casado/Viúvo: A certidão de casamento é necessária.
- Separado/Divorciado: É preciso apresentar a certidão de casamento com a averbação correspondente.
Menores de 16 anos
Mas, tem um detalhe, se você é responsável por uma criança ou adolescente, é importante saber que eles devem estar acompanhados por um responsável legal. Este responsável pode ser pai, mãe, avó ou um tutor, e deve portar um documento de identidade com foto.
Documentos opcionais
Além da documentação básica, existem alguns documentos que podem ser apresentados para facilitar a identificação e agregar informações ao registro:
- PIS/PASEP
- Carteira Nacional de Saúde
- Carteira de Motorista
- Identidade Profissional
- Carteira de Trabalho
- Certificado Militar
- Título de Eleitor
- Laudo Médico: Se houver condições peculiares de saúde, é necessário apresentar um laudo médico original.
- Exame Laboratorial: Para comprovação do tipo sanguíneo e fator RH, um exame original é solicitado.
Como funcionará o mutirão?
O Instituto-Geral de Perícias estará responsável pela emissão de carteiras de identidade em Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul (RS), entre os dias 02 e 04 de abril, no Pavilhão Central da Oktoberfest (próximo ao pórtico de entrada).
Serão disponibilizadas 100 fichas por dia, a partir das 10h. Ao chegar ao local do mutirão, você deve se dirigir à área de atendimento e aguardar a distribuição das fichas.
É importante chegar cedo, pois as 100 fichas diárias são limitadas.
Uma vez com a ficha em mãos, o próximo passo é apresentar a documentação necessária para a equipe do Instituto-Geral de Perícias.
Dicas para agilidade
- Organize seus documentos: Tenha todos os papéis em mãos e organizados para evitar contratempos.
- Chegue cedo: A fila pode ser longa, então quanto mais cedo você chegar, melhor será sua chance de ser atendido.