Não erre mais! ”Às vezes ou “As vezes”: qual está certo?
Tire todas as suas dúvidas!
Uma dúvida muito comum entre os brasileiros é: devo usar a expressão “às vezes” ou “as vezes”? Qual das duas está correta?
Entender a diferença entre “às vezes” e “as vezes” é fundamental para evitar erros em questões de português das principais provas do país, como os vestibulares e o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).
Além disso, usar essas expressões da maneira correta é muito importante também para que você seja capaz de escrever uma redação de qualidade e que esteja conforme a norma padrão da língua portuguesa.
Assim, para que você consiga turbinar os seus estudos, trouxemos um resumo com tudo que você precisa saber sobre o uso correto das expressões “às vezes” e “as vezes”. Confira!
“Às vezes”: conheça os principais usos
“Às vezes” é uma locução adverbial de tempo que indica uma ação que ocorre de maneira ocasional. Dessa maneira, poderíamos substituir essa expressão por “de vez em quando” ou “ocasionalmente”.
Vale destacar também que devemos usar crase em “às vezes” devido à junção da preposição “a” com o artigo definido feminino plural “as”.
A seguir, veja alguns exemplos que incluem “às vezes”:
- Quando eu e meu namorado estávamos em férias, às vezes íamos à praia, mas também aproveitamos para explorar a cidade.
Nesse exemplo, a expressão “às vezes” está sendo usada para indicar que ir à praia era uma atividade que acontecia ocasionalmente.
- Às vezes eu preciso estudar à noite, mas não é meu horário favorito.
Nesse caso, “às vezes” está sendo usado para demonstrar que o sujeito estuda à noite somente em algumas ocasiões, mas que não é uma rotina.
Nos exemplos que apresentamos, podemos ver que “às vezes” está sendo usado para indicar alguma coisa que não é rotina, mas que ocorre de forma ocasional.
“As vezes”: conheça os principais usos
“As vezes”, por sua vez, é uma expressão usada para indicar quantas vezes alguma coisa aconteceu.
Nesse caso, a expressão é composta pelo artigo definido “as” seguido do substantivo “vezes” e pode indicar múltiplas ocorrências ou repetições de uma ação.
Ainda ficou com alguma dúvida? Então, confira alguns exemplos que incluem o uso de “as vezes”:
- Eu já esqueci as vezes em que meus amigos me pediram ajuda com os estudos.
Nesse exemplo, “as vezes” refere-se à quantidade de ocasiões em que ele pediu ajuda, sem a ideia de algo ocasional, mas sim de frequência ou repetição.
- Precisei contar as vezes que eu tentei conversar com Marcela.
Nesse caso, “as vezes” se refere à contagem exata das tentativas de contato, destacando a repetição da ação.
- Você lembra as vezes em que fizemos corrida no parque?
Nesse exemplo, podemos perceber que a expressão “as vezes” indica as ocasiões em que o evento aconteceu.
Nos exemplos que apresentamos, podemos observar que a expressão “as vezes” é usada para indicar uma contagem específica de acontecimentos.
Erros comuns
A seguir, confira alguns dos erros mais frequentes envolvendo as duas expressões:
Erro 1:
- Incorreto: Tiago chegou atrasado as vezes
- Correto: Tiago chegou atrasado às vezes.
Erro 2:
Além disso, também devemos mencionar que outro erro comum é o uso de “às vezes” em contextos que exigem “as vezes”:
- Incorreto: Contamos às vezes em que Carlos nos ajudou.
- Correto: Contamos as vezes em que Carlos nos ajudou.
Como podemos perceber, um dos erros mais frequentes é o uso de “às vezes” ou usar “as vezes” para indicar alguma atitude que não ocorre com frequência, quando o certo seria usar “às vezes”.
Por fim, podemos dizer que a forma mais fácil de evitar a confusão entre as duas palavras é analisar o contexto em que cada uma das duas expressões deve ser usada. Além disso, também é recomendável que você pratique a escrita e a leitura para compreender os usos de “às vezes” e “as vezes” com mais facilidade.