Não erre mais! Entenda se o correto é “a nível de” ou “em nível de”?

Tire todas as suas dúvidas!

Uma dúvida muito comum entre os brasileiros é: devo usar a expressão “a nível de” ou “em nível de”? Qual das duas está correta?

Entender a diferença entre “a nível de” e “em nível de” é fundamental para evitar erros em questões de português das principais provas do país, como os vestibulares e o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

Além disso, usar cada uma dessas expressões da maneira correta é muito importante também para que você seja capaz de escrever uma redação de qualidade e que esteja de acordo com a norma padrão da língua portuguesa.

Assim, para que você consiga turbinar os seus estudos, trouxemos um resumo com tudo que você precisa saber sobre o uso correto das expressões “a nível de” e “em nível de”. Confira!

Quando devo usar “a nível de”?

“A nível de” tornou-se uma expressão muito popular entre os brasileiros. Porém, ela é considerada um vício de linguagem. De fato, o uso “a nível de” com o sentido de “no âmbito de” ou “no campo de” não é recomendado pelos estudiosos da língua portuguesa.

Português
Enrenda se o certo é usar “a nível de” ou “em nível de”. Imagem: Mikhail Nilov/Pexels

Devemos destacar que a expressão “a nível de” deveria ser usada apenas em situações que envolvem a ideia literal de nível, como altura ou posição em um espaço. Veja um exemplo:

  • A nova ponte está a nível do mar.

O uso de “a nível de” está correto nesse caso, uma vez que indica um nível físico, ou seja, a altura da ponte em relação ao nível mar.

Porém, muitos brasileiros usam essa expressão em contextos que não envolvem altura ou posição física, o que está incorreto. Veja alguns exemplos que incluem o uso incorreto de “a nível de”.

  • A nível de planejamento, os estudantes estão bem avançados.
  • O novo projeto foi muito bem recebido a nível de equipe.

Nesses exemplos, o uso de “a nível de” é inadequado, uma vez que essa expressão não está sendo usada para indicar um nível ou altura.

Quando devo usar “em nível de”?

“Em nível de” pode ser usado para expressar ideias relacionadas ao “campo de atuação”, “categoria” ou “âmbito”. Essa expressão é adequada quando queremos indicar uma esfera específica dentro de um contexto, seja ele acadêmico, profissional ou social.

A seguir, veja alguns exemplos que incluem o uso da expressão “em nível de”:

  • A escola enfrenta desafios em nível de educação.
  • Em nível de planejamento, o projeto está avançado.

Nesses exemplos, a expressão “em nível de” é usada da maneira correta, uma vez que estamos indicando um campo específico, como educação e planejamento, sem fazer referência a uma questão física.

Qual a diferença entre “a nível de” e “em nível de”?

Como mencionamos, a principal diferença entre essas duas expressões é que “a nível de” deve ser usado somente em contextos que envolvem uma referência à altura ou posição física, enquanto a expressão “em nível de” pode ser usada para indicar áreas de atuação ou campos de estudo, por exemplo.

Por fim, podemos dizer que a forma mais fácil de evitar a confusão entre as duas palavras é analisar o contexto em que cada uma das duas expressões pode ser usada. Pratique também a escrita e a leitura para memorizar as regras que regulam os usos de “a nível de” e “em nível de” com mais facilidade. 

Erro comum

Algumas pessoas usam a expressão “a nível de” para tornar o discurso mais formal. Porém, saiba que isso está incorreto. Veja um exemplo:

  • Incorreto: A nível de produtividade, a equipe está dentro das expectativas.
  • Correto: Em termos de produtividade, a equipe está dentro das expectativas.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.