Não erre mais! O certo é “consertar” ou “concertar”?

Tire todas suas dúvidas!

Um dos erros de português mais cometidos pelos estudantes brasileiros é a confusão entre “consertar” e “concertar”. Afinal, as duas palavras são semelhantes e pode ser complicado entender quando cada uma delas deve ser usada.

Porém, tenha em mente que compreender a diferença entre “consertar” e “concertar” é fundamental para que você não cometa erros de português nas principais provas do país, como os vestibulares, os concursos e o ENEM. Além disso, você deve usar essas duas palavras da forma correta quando quiser escrever uma redação de qualidade. 

Dessa forma, para te ajudar, separamos um resumo completo com tudo que você precisa saber sobre o uso correto das expressões “consertar” e “concertar”. Vamos conferir!

“Consertar”: entenda quando você deve usar essa palavra

“Consertar” é um verbo que pode ser usado quando queremos indicar que algo que está danificado ou quebrado deve ser reparado ou corrigido. Dessa forma, podemos dizer que essa expressão pode ser usada em contextos que envolvem a reparação de objetos ou problemas.

A seguir, veja quais são os usos mais comuns de “consertar”:

  • O técnico Carlos foi chamado para consertar o ar-condicionado do meu quarto.

Nesse exemplo, “consertar” é usado para indicar a ação de restaurar o funcionamento do ar-condicionado, que estava com problemas.

  • Fernanda levou a saia para consertar porque estava rasgada.

Nesse exemplo, o verbo “consertar” está sendo usado para expressar o ato de reparar uma saia que estava danificada.

  • Eu preciso consertar o erro no relatório antes de enviá-lo para o diretor. 

Nesse exemplo que apresentamos, “consertar” está sendo usados usado para indicar a correção de um erro em um documento, que precisa ser ajustado antes de sua entrega.

Como podemos observar por meio da análise dos exemplos apresentados, “consertar” é frequentemente usado em relação a objetos físicos ou problemas que precisam corrigidos.

Dicas de português
Entenda quando você deve usar cada uma dessas expressões. Imagem: Andrea Piacquadio/Pexels

Além disso, devemos mencionar também que “consertar” pode ser usado de forma figurativa para indicar a correção de falhas em processos ou comportamentos, como no seguinte exemplo:
Eu quero consertar o meu relacionamento.

“Concertar”: saiba quando você deve usar essa palavra

“Concertar” pode ser usado para indicar o ato de organizar ou ajustar alguma coisa. Além disso, ele também por ser usado no contexto musical com o significado de “tocar em um concerto”.

A seguir, conheça alguns dos principais usos de “concertar”:

  • O grupo da minha escola ensaiou para concertar a peça para o recital.

Nesse exemplo, podemos perceber que “concertar” está sendo usado para descrever a preparação de uma peça musical para uma apresentação em conjunto.

  • Marcos e Carlos devem concertar os detalhes do novo projeto antes de sua implementação.

No exemplo que apresentamos, o verbo “concertar” está sendo usado para indicar o ato de ajustar os detalhes de um planejamento para que ele fique em harmonia. 

  • Eu e você precisamos concertar uma reunião para discutir o contrato.

Nesse exemplo, o verbo “concertar” está sendo usado para indicar que o sujeito precisa ajustar os detalhes de um determinado documento.

Erros comuns

A seguir, confira alguns dos erros mais frequentes envolvendo as duas expressões:

  • Incorreto: Você pode concertar o vazamento?
  • Correto: Você pode consertar o vazamento?
  • Incorreto: O professor disse que precisamos consertar a apresentação para o recital.
  • Correto: O professor disse que precisamos concertar a apresentação para o recital.

Por fim, podemos dizer que a forma mais fácil de evitar a confusão entre as duas palavras é analisar o contexto em que cada uma das duas expressões pode ser usada. Além disso, também é recomendável que você pratique a escrita e a leitura para memorizar as regras que regulam os usos de “consertar” e “concertar” com mais facilidade. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.