Não erre mais! O certo é “descente” ou “decente”?
Veja as principais regras
Um dos erros de português mais frequentes e cometidos pelos estudantes brasileiros é a confusão entre “descente” e “decente”, uma vez que as duas palavras são muito semelhantes.
Porém, é fundamental que saiba identificar a diferença entre “descente” e “decente” para não cometer erros de português em provas importantes, como os vestibulares, os concursos e o ENEM 2024. Além disso, você também deve saber como usar essas duas palavras da forma correta para escrever uma redação de qualidade.
Dessa maneira, para te ajudar, trouxemos um resumo com tudo que você precisa saber sobre o uso correto das expressões “descente” e “decente”. Confira!
“Descente” e “decente: as duas palavras estão corretas
Precisamos destacar que as duas palavras existem na língua portuguesa. Mas, você deve saber diferenciar os usos e significados de “descente” e “decente”, pois eles são diferentes.
A seguir, confira os principais usos de cada uma das duas palavras.
“Descente”: conheça os principais usos
A palavra “descente” é derivada do verbo “descer” e pode indicar uma coisa que realiza um movimento descendente, ou seja, para baixo.
Além disso, essa palavra também pode ser usada para descrever o movimento de alguma coisa que segue em direção à descida ou que faz um movimento para baixo.
A seguir, veja alguns exemplos que incluem o uso dessa palavra:
- As águas descendentes do rio tornaram o trajeto de barco ainda mais rápido.
- Carlos e Fernanda escalaram a colina, mas disseram que foi complicado realizar o trajeto pela encosta descente.
Nesses exemplos, podemos perceber que “descente” indica para descrever algo que está em movimento descendente, como as águas de um rio.
“Decente”: conheça os principais usos
A palavra “decente”, por sua vez, pode ser usada para indicar que alguma coisa ou alguém é adequado, apropriado ou correto. Veja alguns exemplos:
- Matheus é uma pessoa decente, pois vejo que ele sempre age de forma honesta.
- Para uma entrevista de emprego, você deve vestir-se de forma decente.
- Durante a reunião, os professores mantiveram um comportamento decente.
Além disso, vale destacar que “decente” pode descrever alguma coisa que é bom o suficiente ou atende às expectativas:
- O quarto em que nos hospedamos era decente, mas devo dizer que o hotel não tinha muitas comodidades.
- O salário que Carlos recebe é decente para o custo de vida do interior de São Paulo.
Qual a diferença entre “descente” e “decente”?
Ainda que as palavras “descente” e “decente” sejam semelhantes, seus significados são completamente distintos, como vimos.
Devemos destacar que “descente” pode indicar um movimento descendente, enquanto “decente” deve ser usado para descrever comportamentos ou ações que são adequados ou de qualidade razoável.
Vale ressaltar também que, embora muitos estudantes cometam erros envolvendo as duas palavras, a expressão “decente” é usada com mais frequência no cotidiano, enquanto “descente” é usada em contextos específicos, como geografia ou hidrologia. Veja dois erros comuns:
Erro 1:
- Incorreto: Tiago possui uma atitude descente descente na escola.
- Correto: Tiago possui uma atitude decente na escola.
Nesse exemplo, o correto é usar “decente”, uma vez que o objetivo é indicar uma conduta apropriada para o contexto e não algo ou alguém que realiza um movimento descendente.
Erro 2:
- Incorreto: Vamos caminhar pela parte decente da montanha.
- Correto: Vamos caminhar pela parte descente da montanha.
Ness caso, devemos usar “descente”, uma vez que o objetivo é descrever a região da montanha que está em descida.
Por fim, devemos dizer que a forma mais fácil de evitar a confusão entre as duas palavras é analisar o contexto em que cada uma das expressões pode ser usada. Além disso, também é recomendável que você pratique a escrita e a leitura para memorizar as principais regras sobre os usos de “decente” e “descente”.