Não erre mais! O certo é “exceção” ou “excessão”?
Descubra qual expressão está correta
As expressões “exceção” e “excessão” provocam inúmeras dúvidas entre os estudantes brasileiros, pois elas são muito semelhantes.
Mas, você deve ser capaz de usar cada uma dessas expressões da maneira correta, pois elas podem aparecer em questões de português de provas nacionais, como os vestibulares e os concursos. Além disso, você também deve usar “exceção” e “excessão” corretamente para usar essas expressões na sua redação e escrever um texto de qualidade.
Para te ajudar, trouxemos um resumo completo com aquilo que você deve saber sobre os usos de “exceção” e “excessão”. Vamos conferir!
“Exceção” ou “excessão”: qual está correto?
“Exceção” ou “excessão” são duas palavras muito semelhantes e que provocam dúvidas entre os estudantes. Porém, somente uma dessas duas expressões está correta.
A seguir, descubra qual expressão está correta e qual não deve ser utilizada.
“Exceção”: a forma correta
Na língua portuguesa, a expressão “exceção” está correta. Ela pode ser usada para indicar algo ou alguém que não segue uma regra geral.
Dessa forma, devemos usar “exceção” quando queremos nos referir a uma situação, objeto ou pessoa que é diferente do restante ou que não segue uma norma estabelecida.
Vale ressaltar que essa expressão pode ser usada em diversos contextos. Mas, ela é particularmente comum no âmbito jurídico e também na linguagem acadêmica.
A seguir, confira alguns exemplos que incluem o uso da expressão “exceção”:
-
- Todos os funcionários da empresa chegaram no horário, com exceção de Giovanna.
- O juiz abriu uma exceção no caso para permitir a apresentação de novas provas.
- As exceções permitidas pela lei são rigorosamente controladas.
- A teoria que nós estamos propondo tem algumas exceções que devem ser consideradas.
- A pesquisa realizada por Maria é uma exceção à regra geral que havia sido criada por nós.
“Excessão”: a forma incorreta
Em primeiro lugar, devemos ressaltar que a expressão “excessão” não existe na língua portuguesa e não deve ser usada em nenhum contexto.
Como as duas palavras possuem um som semelhante, os estudantes podem cometer o erro de escrever “excessão” ao invés de “exceção” . Porém, saiba que isso é um erro ortográfico que pode comprometer a clareza do seu texto.
O erro pode acontecer devido à influência de outras expressões que compartilham a raiz “excess-“, como “excesso” e “excessivo”. Mas, devemos destacar que essas palavras não possuem o mesmo significado de “exceção”, mesmo sendo muito parecidas.
“Exceção” ou “excessão”: erros comuns e como evitá-los
Como mencionamos, os estudantes costumam confundir as expressões “exceção” e “excessão”.
A seguir, veja alguns erros frequentemente cometidos pelos brasileiros:
Exemplo 1:
- Incorreto: A única excessão ao regulamento é para os funcionários que trabalham há mais de 20 anos na fábrica.
- Correto: A única exceção ao regulamento é para os funcionários que trabalham há mais de 20 anos na fábrica.
No exemplo que apresentamos, a expressão “exceção” deve ser usada, uma vez que o objetivo é indicar que algo não segue a regra geral.
Exemplo 2:
- Incorreto: Carlos sempre segue a dieta, com excessão dos domingos e feriados
- Correto: Carlos sempre segue a dieta, com exceção dos domingos e feriados.
Nesse exemplo, a expressão “exceção” foi usada para indicar uma situação que foge à regra.
A maneira mais fácil de evitar a confusão entre as duas palavras é analisar o contexto em que “exceção” está sendo usado e memorizar as regras que regulam o uso dessa expressão. Você também deve praticar a escrita e a leitura para memorizar as regras de ortografia mais facilmente.
Tenha em mente que devemos usar “exceção” sempre que quisermos para indicar algo ou alguém que não faz parte de uma regra geral.