Não erre mais! O correto é “a par” ou “ao par”?

Entenda qual a diferença entre as duas expressões

É comum encontrar estudantes que tenham dúvidas sobre os usos das expressões “a par” e “ao par”, uma vez que elas são muito semelhantes.

Mas, entender a diferença entre essas duas palavras é fundamental para evitar erros em questões de português das principais provas do país, como os vestibulares e o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

Além disso, usar “a par” e “ao par” da maneira correta é importante para que você seja capaz de escrever uma redação de qualidade.

Dessa maneira, para que você não tenha mais dúvidas sobre o tema, separamos um resumo completo com tudo que você precisa saber sobre o uso correto de “a par” e “ao par”. Vamos conferir!

“A par” e “ao par”: qual expressão está correto?

Como mencionamos, as expressões a par” e “ao par” são muito semelhantes e, dessa maneira, podem provocar confusões entre os estudantes brasileiros.

Em primeiro lugar, devemos mencionar que as duas expressões existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, “a par” e “ao par” devem ser usados em contextos diferentes e podem assumir significados diferentes também.

Continue lendo o texto de hoje para entender quando você deve usar “a par” e “ao par” e tire todas as suas dúvidas!

“A par”: veja os principais usos

A expressão “a par” pode ser usada para indicar que uma pessoa está ciente ou informada sobre alguma coisa. Dessa forma, podemos dizer que o significado dessa expressão está relacionado à ideia de estar ciente de uma situação ou acontecimento.

“A par” é muito usado em contextos formais, especialmente no ambiente de trabalho, mas também pode ser usada em situações informais.

Cuidado com as expressões "a par" e "ao par"
É preciso tomar cuidado com as expressões “a par” e “ao par”. Imagem: Yaroslav Shuraev/Pexels

 

Vale destacar que “a par” é uma invariável e, dessa forma, não deve sofrer flexões de número ou gênero. Assim, independentemente do número e do gênero da pessoa mencionada, a expressão “a par” permanece a mesma.

A seguir, veja alguns exemplos que incluem o uso de “a par”:

  • Marcela gosta de pesquisar muito para estar a par das últimas novidades no mercado financeiro.
  • Os professores estão a par das novas políticas da escola.
  • Carlos ficou a par de todas as novas regras adicionadas ao contrato com a empresa.
  • Para que eu possa tomar uma decisão, eu quero estar a par de todos os detalhes do seu projeto.

Nos exemplos que trouxemos, devemos observar que “a par” está sendo usado para indicar que o sujeito da frase está informado sobre uma determinada coisa. Assim, podemos concluir que “a par” é usada quando o objetivo é indicar que alguém está ciente de algo importante ou relevante.

“Ao par”: conheça os principais usos

“Ao par” pode ser usada em contextos econômicos e financeiros, principalmente quando queremos indicar equivalência de valor entre duas coisas, como moedas. De fato, o uso mais frequentes dessa expressão ocorre quando estamos falando de transações financeiras.

Veja alguns exemplos que incluem o uso de “ao par”:

  • O euro foi negociado ao par com o dólar no último mês.
  • A ação da empresa de Tiago foi negociada ao par com o valor inicial.
  • O contrato de câmbio foi fechado ao par.

Por meio da análise dos exemplos que trouxemos, podemos perceber que “ao par” pode indicar uma relação de igualdade entre valores, como duas moedas.

Qual a diferença entre “a par” e “ao par”?

Como você deve ter percebido, a principal diferença entre “a par” e “ao par” é o contexto em que cada expressão deve ser usada: “a par” pode indicar conhecimento ou informação, enquanto “ao par” deve ser usada para expressar a equivalência de valores financeiros.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.