Não erre mais: o correto é “anexo” ou “em anexo”?
Veja quando cada expressão deve ser usada
Um dos erros de português mais cometidos pelos brasileiros é a confusão entre “anexo” e “em anexo”. Afinal, as duas expressões são semelhantes e pode ser complicado entender quando cada uma delas deve ser usada.
Porém, tenha em mente que compreender a diferença entre “anexo” e “em anexo” é fundamental para que você não cometa erros de português nas principais provas do país, como os vestibulares, os concursos e o ENEM. Além disso, você deve usar essas duas palavras da forma correta quando quiser escrever uma redação de qualidade.
Dessa forma, para te ajudar, separamos um resumo completo com tudo aquilo que você precisa saber sobre o uso correto das expressões “anexo” e “em anexo”. Vamos conferir!
“Anexo”: descubra quais são os principais usos
“Anexo” é um adjetivo que pode ser usado para indicar que um elemento está ligado a outra coisa. Vale destacar que, no contexto de cartas e e-mails, “anexo” é usado para indicar os arquivos ou outros itens que acompanham a mensagem.
Além disso, precisos mencionar também que, sendo um adjetivo, “anexo” concordar em gênero (masculino ou feminino) e número (singular ou plural) com o substantivo que ele está qualificando em uma determinada frase.
A seguir, confira alguns exemplos:
- Segue anexo o meu trabalho de matemática.
- Seguem anexas as planilhas do relatório.
- Estou enviando os documentos anexos para sua análise.
Podemos perceber que, nesses exemplos, “anexo” é um adjetivo e está concordando com o substantivo ao qual ele se refere.
“Em anexo”: descubra quais são os principais usos
“Em anexo”, por outro lado, é uma locução adverbial que pode assumir o significado de “junto com” ou “acompanhando”. Dessa forma, não varia em gênero ou número, uma vez que essa expressão deve permanecer sempre invariável.
A seguir, veja alguns exemplos:
- Segue em anexo o relatório.
- Seguem em anexo as planilhas de custo.
- Envio os documentos em anexo para avaliação.
Podemos perceber que, ao contrário de “anexo”, que exige concordância com o substantivo, a expressão”em anexo” não precisa seguir essa regra, uma vez que não qualifica um substantivo.
Qual a diferença entre “anexo” e “em anexo”?
Em primeiro lugar, devemos mencionar que as duas expressões estão corretas e podem ser usadas na língua portuguesa. Assim, o uso de “anexo” ou “em anexo” depende do estilo de escrita e da formalidade do texto. Tenha em mente que, em situações mais informais, “em anexo” costuma ser mais usado, enquanto “anexo” tende a ser usado em contextos mais formais.
A melhor maneira de evitar a confusão entre as duas palavras é analisar o contexto em que cada uma das duas expressões pode ser usada e escolher a melhor alternativa. Além disso, também é recomendável que você pratique a escrita e a leitura para memorizar as regras que regulam os usos de “anexo” e “em anexo” com mais facilidade.
Conheça os erros frequentes
Como mencionamos, é comum que as pessoas cometam erros ao usar “anexo” e “em anexo”. A seguir, veja alguns dos erros mais frequentes:
Erro 1:
- Incorreto: Segue anexo as planilhas.
Correto: Seguem anexas as planilhas.
Nesse exemplo, o erro está na falta de concordância entre o adjetivo “anexo” e o substantivo “planilhas”, que está no plural e feminino. Como podemos ver, a forma correta é “anexas” para concordar com “planilhas”.
Erro 2:
- Incorreto: Seguem em anexas as planilhas.
Correto: Seguem em anexo as planilhas.
Como mencionamos, “em anexo” é uma locução adverbial e, dessa forma, não varia em gênero ou número. Dessa maneira, não devemos usamos “em anexas” ou “em anexos”, mas a expressão correta é sempre “em anexo”.