Não erre mais! O correto é “flagrante” ou “fragrante”?
Entenda o assunto de uma vez por todas
Muitos brasileiros não sabem usar as expressões “flagrante” e “fragrante” da forma correta, uma vez que as duas palavras são muito semelhantes.
Mas, saiba que entender a diferença entre essas duas expressões é fundamental para evitar erros em questões de português das principais provas do país, como os concursos, os vestibulares e o ENEM.
Além disso, usar “flagrante” e “fragrante” corretamente é importante para que você consiga escrever uma redação de qualidade e que esteja de acordo com a norma padrão da língua portuguesa.
Dessa forma, para te ajudar a turbinar os seus estudos, trouxemos um resumo com tudo que você precisa saber sobre o uso correto das expressões “flagrante” e “fragrante”. Vamos conferir!
“Flagrante” ou “fragrante”: qual expressão está correta?
Como mencionamos, as expressões “flagrante” e “fragrante” são muito semelhantes e provocam dúvidas entre os estudantes brasileiros.
Porém, vale destacar que, embora as duas palavras existam na língua portuguesa, existem muitas diferenças entre “flagrante” e “fragrante”.
Continue lendo o texto que preparamos para descobrir quando cada uma dessas palavras deve ser usada e as principais regras que regem os usos de cada uma delas.
Quando devo usar “flagrante”?
A palavra “flagrante” pode ser usada como adjetivo ou substantivo masculino. Essa expressão pode indicar alguma coisa que é pego no momento exato em que está acontecendo.
Vale destacar que “flagrante” é muito usado em contextos jurídicos para descrever uma situação em que uma pessoa é vista cometendo um crime no momento em que ele está sendo realizado.
Além disso, a palavra também pode ser usada em outros contextos para indicar que alguma coisa é evidente ou que está sendo observada no momento em que acontece.
A seguir, confira alguns exemplos que incluem o uso de “flagrante”:
- Me disseram que o ladrão foi preso em flagrante enquanto tentava roubar o banco.
Nesse caso, vemos que “flagrante” está sendo usado para indicar a situação em que um crime é presenciado no instante em que é cometido.
- O erro do jogador foi flagrante durante a partida de hoje.
Nesse caso, vemos que “flagrante” está indicando que o erro do jogador foi evidente ou notório em um determinado momento.
Quando devo usar “fragrante”?
“Fragrante”, por sua vez, é um adjetivo que pode ser usado para descrever alguma coisa que exala fragrância, ou seja, que possui um aroma agradável.
Assim, essa palavra pode ser usada para indicar algo que um perfume agradável ou estar relacionado a algo perfumado. Mas, devemos destacar que “fragrante” é uma palavra menos frequente no vocabulário cotidiano em comparação com “flagrante”.
A seguir, confira alguns exemplos com “fragrante”:
- As flores do meu jardim estavam fragrantes, perfumando toda a casa.
- O ar da manhã estava fragrante após a chuva de ontem.
“Flagrante” e “fragrante”: veja os erros comuns
Como você deve ter percebido, a principal diferença entre “flagrante” e “fragrante” é o contexto em que cada palavra pode ser usada, bem como os significados que cada uma dessas expressões pode assumir em uma frase.
A seguir, conheça alguns dos erros mais frequentes envolvendo essas duas palavras:
Erro 1:
- Incorreto: O criminoso foi preso fragrante.
- Correto: O criminoso foi preso em flagrante.
No exemplo que trouxemos, o uso do termo “flagrante” está correto, uma vez que o objetivo é indicar que o criminoso foi preso no momento em que o crime acontecia.
Erro 2:
- Incorreto: O perfume de Carla era flagrante.
- Correto: O perfume de Carlo era fragrante.
Nesse caso, podemos perceber que o correto é usar o termo “fragrante”, uma vez que a palavra “flagrante” não pode ser usada em contextos relacionados ao cheiro de alguma coisa.