Não erre mais! O correto é “imprimido” ou “impresso”?
Confira as principais regras
Um dos erros mais frequentes entre os brasileiros envolve as expressões “imprimido” ou “impresso”, uma vez que as duas são muito semelhantes.
Entender a diferença entre “imprimido” e “impresso” é fundamental para evitar erros em questões de português das principais provas do país, como os vestibulares, os concursos e o ENEM.
Além disso, usar essas expressões da maneira correta é muito importante também para que você seja capaz de escrever uma redação conforme a norma padrão da língua portuguesa.
Dessa forma, para que você consiga turbinar os seus estudos, trouxemos um resumo com tudo que você precisa saber sobre o uso correto das expressões “imprimido” e “impresso”. Confira!
“Imprimido” ou “impresso”: você sabe qual expressão está correta?
Em primeiro lugar, devemos destacar que tanto a expressão “imprimido” como “impresso” estão gramaticalmente corretas e podem ser usadas na língua portuguesa. As duas palavras são formas do verbo “imprimir”, como veremos a seguir, mas devem ser usadas em contextos diferentes.
A seguir, continue lendo o texto que preparamos e tire todas as suas dúvidas sobre as diferenças e os usos de “imprimido” e “impresso”.
O verbo “imprimir”
Em primeiro lugar, devemos analisar o verbo “imprimir”. Esse verbo é intransitivo e, dessa forma, precisa de um complemento direto para ter sentido completo.
Além disso, vale destacar que “imprimir” pode ser usada para indicar a reprodução de algo por meio de um processo de impressão. Veja um exemplo:
- O jornal imprime notícias todas as manhãs.
O verbo “imprimir” possui duas formas de particípio: o particípio regular, que é “imprimido”, e o particípio irregular, que é “impresso”. A seguir, vamos conferir mais informações sobre cada forma.
Veja os principais usos de “imprimido”
“Imprimido” é a forma regular do particípio do verbo “imprimir” e pode ser usado com verbos auxiliares para formar os tempos compostos.
Vale destacar que “imprimido” pode ser usado quando queremos destacar que a ação de imprimir foi concluída, sem dar ênfase ao resultado da ação. Veja alguns exemplos:
- Eu já tinha imprimido todos os documentos.
Nesse caso, o verbo auxiliar “ter” está sendo usado para indicar que a ação de imprimir foi realizada antes de outro evento no passado.
- Carla havia imprimido o relatório antes da reunião.
Nesse exemplo, “havia” está sendo usado com a palavra “imprimido” para indicar uma ação passada, que ocorreu antes de outra ação, e “imprimido” é a forma correta.
- Fernanda e Marcos tinham imprimido o relatório antes do prazo.
Nesse caso, “imprimido” está sendo usado com o verbo auxiliar “ter” para formar um tempo composto.
Como podemos perceber por meio da análise dos exemplos, devemos sempre usar particípio regular de “imprimir”, ou seja, “imprimido”, quando usarmos os verbos auxiliares “ter” ou “haver” em tempos compostos.
Conheça os principais usos de “impresso”
“Impresso” é a forma irregular do particípio do verbo “imprimir” e pode ser usado com os verbos auxiliares “ser” e “estar” em locuções verbais que indicam voz passiva.
Vale destacar que “impresso” pode ser usado para enfatizar o resultado ou o estado da ação de imprimir.
Ficou com alguma dúvida? Veja alguns exemplos:
- O livro foi impresso ontem.
Nesse caso, “impresso” está sendo usado para indicar que o livro já foi finalizado, e o verbo “ser” indica a ação de impressão completada.
- O relatório do trabalho já está impresso.
Nesse exemplo, “impresso” indica o estado do relatório, que já foi concluído.
Além disso, “impresso” também pode ser usado em orações passivas, veja:
- Os cartazes foram impressos pela manhã.
Nesse exemplo, o verbo “ser” está formando uma locução verbal na voz passiva e, dessa forma, devemos usar “impresso”.
Como você deve ter percebido, devemos usar “impresso” em frases com os verbos auxiliares “ser” ou “estar”.