Não erre mais! O correto é “mandado” ou “mandato”?
Tire as suas dúvidas!
Um dos erros de português mais frequentes entre os estudantes brasileiros é a confusão entre “mandado” e “mandato”, uma vez que as duas palavras são muito semelhantes.
Porém, é fundamental que saiba identificar a diferença entre “mandado” e “mandato” para não cometer erros de português em provas importantes, como os vestibulares, os concursos e o ENEM 2024. Além disso, você também deve saber como usar essas duas palavras da forma correta para escrever uma redação de qualidade.
Assim, para turbinar os seus estudos, trouxemos um resumo com tudo que você precisa saber sobre o uso correto das expressões “mandado” e “mandato”. Confira!
“Mandado” e “mandato”: as duas palavras estão corretas
Em primeiro lugar, devemos destacar que as duas palavras existem na língua portuguesa e que ambas são formas do verbo “mandar”. Mas, você deve saber diferenciar os usos e significados de “mandado” e “mandato”, pois eles são diferentes.
Continue lendo o resumo que preparamos para entender os principais usos de cada uma das duas palavras.
“Mandado”: conheça os principais usos
“Mandado” é um substantivo masculino que pode ser usado no contexto jurídico para indicar uma ordem ou determinação emitida por uma autoridade. Vale destacar que, na maioria das vezes, usamos o termo “mandado” para indicar um documento ou uma ordem judicial que obriga alguém a cumprir alguma ação legal.
Ficou com alguma dúvida? Então, confira alguns exemplos que incluem a palavra “mandado”.
- O juiz expediu um mandado de prisão contra o suspeito envolvido no crime.
- A polícia cumpriu o mandado de busca e apreensão na residência do suspeito.
- Precisamos de um mandado judicial para entrar na propriedade.
Uma dica para entender os principais usos de “mandado” com mais facilidade é memorizar alguns sinônimos dessa palavra, como “ordem”, “instrução” ou “comando”. Lembre-se, porém, de que esses sinônimos podem não ser adequados em contextos jurídicos, uma vez que o uso de “mandado” é recomendado quando o objetivo é indicar um documento legal.
“Mandato”: conheça os principais usos
A palavra “mandato” pode ser usada para indicar o período de tempo durante o qual alguém exerce uma função.
Esse termo é usado com frequência em contextos políticos ou administrativos. Assim, podemos dizer que a palavra “mandato” está relacionada ao exercício de uma função por um determinado período.
A seguir, veja alguns exemplos que incluem o uso de “mandato”:
- O presidente está cumprindo o primeiro ano de seu mandato.
- O vereador foi eleito para um mandato de quatro anos.
Como você deve ter percebido por meio da análise dos exemplos que trouxemos, a palavra “mandato” pode ser usada para indicar o período de tempo que uma autoridade possui para exercer suas funções. Dessa forma, alguns sinônimos de “mandato” são: “cargo”, “período de gestão” ou “comissão”.
“Mandado” e “mandato”: veja os erros comuns
Como mencionamos, a confusão entre “mandado” e “mandato” é muito comum. A seguir, veja alguns dos erros amais frequentes:
- Incorreto: O juiz emitiu um mandato de prisão.
- Correto: O juiz emitiu um mandado de prisão.
Nesse caso, o correto é usar a palavra “mandado”, uma vez que queremos indicar uma ordem judicial.
Veja outro erro comum:
- Incorreto: O prefeito cumpriu um mandado de vários anos.
- Correto: O prefeito cumpriu um mandato de vários anos.
Nesse caso, o correto é usar a palavra “mandato”, uma vez que queremos indicar o período em que o prefeito foi capaz de exercer as próprias funções.
Vale destacar que a melhor forma de evitar a confusão entre as duas palavras é analisar o contexto em que cada expressão pode ser usada. Além disso, busque praticar também a escrita e a leitura para memorizar as regras sobre os usos de “mandado” e “mandato”.