Não erre mais! Saiba se o correto é ”vem” ou “veem”
Tire todas as suas dúvidas
A língua portuguesa possui uma série de regras, o que pode ser um verdadeiro desafio para os brasileiros. As palavras “vem” e “veem”, por exemplo, causam confusão entre os falantes. Apesar de serem derivadas do mesmo verbo, “vir,” as conjugações de cada expressão e seus usos são diferentes.
Saiba que entender a diferença entre essas duas expressões é fundamental para evitar erros em questões de português de provas importantes, como os concursos, os vestibulares e o ENEM.
Além disso, você também deve usar “vem” e “veem” da maneira correta para escrever uma redação de qualidade nas principais provas do país
Dessa maneira, para turbinar os seus estudos, separamos um resumo com tudo que você precisa saber sobre o uso correto de “vem” e “veem”. Vamos conferir!
O verbo “vir”
Em primeiro lugar, devemos destacar que o verbo “vir” é um verbo irregular muito usado na língua portuguesa. Por ser irregular, as formas de “vir” podem variar entre os diferentes tempos verbais e pessoas gramaticais.
Esse verbo é usado com frequência quando o objetivo é indicar um deslocamento em direção a um ponto específico. A seguir, veja alguns exemplos que incluem o verbo “vir”:
- Eu venho para casa todos os dias às 20 horas.
- Meus pais vieram visitar a cidade no ano passado.
Quando devo usar “vem”?
“Vem” é a forma conjugada do verbo “vir” na terceira pessoa do singular do presente do indicativo e no imperativo afirmativo. Essa palavra pode ser usada quando queremos nos referir a uma ação que está acontecendo no momento ou uma ordem/direção dada a alguém.
Ficou com alguma dúvida? Veja alguns exemplos que incluem o uso de “vem”:
- Fernanda vem ao trabalho todos os dias de moto.
Nesse exemplo, “vem” está sendo usado no presente do indiciativo para indicar uma ação contínua e presente.
- Vem cá, preciso te contar uma coisa.
Nesse exemplo, “vem” está sendo usado no imperativo afirmativa para indicar um comando ou pedido.
Quando devo usar “veem”?
É fundamental que você tenha em mente que “veem” é a forma conjugada do verbo “ver” (e não do verbo “vir”) na terceira pessoa do plural do presente do indicativo.
Esse verbo pode ser usado quando queremos indicar a ação de perceber algo pelos olhos, enxergar, ou de entender alguma coisa. Dessa forma, é fundamental que você não confunda “veem” com “vem”, uma vez que as duas palavras pertencem a verbos distintos com significados diferentes.
A seguir, veja um exemplo com o uso de “veem”:
- Bruno e Fernanda veem o pôr do sol todos os dias.
Neste caso, “veem” está sendo usado no presente do indiciativo para expressar a ação de enxergar no presente.
Erros comuns
Como mencionamos, a confusão entre “vem” e “veem” é comum, principalmente devido à semelhança sonora entre as palavras. Muitos falantes acabam confundindo “veem” com “vêm” pela semelhança fonética, mas o uso correto depende do verbo ao qual se referem: “ver” para “veem” e “vir” para “vêm”.
Para que você não cometa nenhum tipo de erro, veja alguns erros comuns e como evitá-los:
Erro 1:
- Incorreto: Giovanna veem à festa hoje.
- Correto: Giovanna vem à festa hoje.
Erro 2:
- Incorreto: Sérgio veem o que está acontecendo.
- Correto: Sérgio vê o que está acontecendo.
Erro 3:
- Incorreto: Os alunos da escola vem para a aula.
- Correto: Os alunos da escola vêm para a aula.
Por fim, vale destacar que a melhor maneira de evitar a confusão entre as duas expressões é analisar o contexto em que cada uma deve ser usada. Além disso, também é recomendável que você pratique a escrita e a leitura para compreender os usos de “vem” e “veem” com facilidade.