O cálculo sem sentido

Como resolver um cálculo sem sentido? Para muitas pessoas, essa pode ser simplesmente uma tarefa impossível. Afinal de contas, a matemática é uma ciência exata, certo? Não exatamente, até porque já provamos isso em desafios anteriores.

E hoje trouxemos outro enigma que vai te deixar, no mínimo, bastante intrigado. Tente observar o cálculo do teste abaixo, que aparentemente não tem lógica nenhuma. Mas ao contrário do que pode parecer, te garantimos que ele tem uma resposta. Você consegue descobri-la?

Resolva o cálculo sem sentido

Imagine que em uma importante prova matemática, você se depara com uma série de questões difíceis e lógicas. Mas em determinado momento, seu cérebro simplesmente “buga” com a pergunta que está adiante:

cálculo sem sentido

Imagem: Divulgação.

A ordem do exercício é a seguinte: se 11 + 3 é igual a 2, quanto é 8 + 6? Confuso, não é mesmo? Afinal de contas, o resultado do primeiro cálculo deveria ser 14, e do segundo também. Só que, pelo jeito, este não é o caso.

E então, como você vai resolver o cálculo sem sentido? Como dissemos, há uma interpretação que dá lógica para esse problema. Mas você terá que descobri-la para só então chegar na resposta certa. Pense com calma para responder, sem um tempo limite.

Resultado do cálculo

Alguma sorte na sua missão de resolver o cálculo sem sentido? Antes de ir para a resposta, saiba que para chegar a ela você precisa pensar fora da caixa. Afinal de contas, em que tipo de lógica faz sentido que 11 + 3 seja igual a 2?

Fique tranquilo caso não tenha conseguido entender do que se trata, e nem chegar ao resultado do cálculo. Na verdade, o cálculo acima está se referindo a quantidade de horas, seguindo a lógica do relógio. Dessa forma 11 horas mais 3 horas é igual a 2 horas.

Pronto, isso torna o resto do desafio mais simples de resolver. A ordem do cálculo é saber quanto são 8 horas mais 6 horas. E curiosamente, a resposta também é 2 horas, somadas conforme a movimentação dos ponteiros do relógio.

Caso fosse apenas uma soma de números simples, ambas as respostas dariam 14. E de certa forma, ao transferir para a nossa lógica do cálculo sem sentido, ela pode não estar totalmente errada. Mas isso, claro, se estivermos nos referindo a 14 horas.

Compartilhe o cálculo sem sentido

Este é um dos melhores exercícios de lógica da atualidade. Afinal de contas, é preciso colocar a cabeça para funcionar até perceber que se trata de um cálculo de soma de horas. E até mesmo pessoas bastante inteligentes podem ter dificuldades de chegar nesse resultado.

Por isso sugerimos que você faça esse teste com amigos e conhecidos que mandam bem nesse tipo de desafios. Veja como está a habilidade deles na intepretação correta de informações desse tipo e como eles resolveriam esse cálculo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.