O canil superpopuloso
Imagine estar em um canil superpopuloso, com vários 100 casais de cãozinhos. E agora, tenha em mente que cada um deles produziu uma pequena ninhada, tornando o espaço ainda mais cheio de bichinhos. Ou quase, pois infelizmente alguns filhotes não sobreviveram.
Depois dessa introdução, nosso teste de hoje será fazer o cálculo do total de cães que estão no canil, entre filhotes e adultos. Topa encarar esse desafio?
O teste do canil superpopuloso
Bom, então vamos começar contextualizando as informações acima. Um canil conta com 100 pares de cãezinhos machos e fêmeas, sendo que nenhum deles é castrado:
Imagem: Divulgação.
Seguindo essa lógica, considere que, para cada cão, nasceram de uma vez só dois pares de filhotes. E desse total, 23 cãezinhos infelizmente não conseguiram sobreviver ao parto.
O restante, porém, ficou super bem e se integrou ao resto dos casais de cães. Como resultado, o local ficou cheio de adoráveis pets de todos os tipos, tamanhos e também idades.
Agora, vamos para a sua missão; você consegue dizer, no menor tempo possível, quantos bichinhos há no canil superpopuloso agora? Considerando os nascimentos e mortes, bem como os casais de cãezinhos, é possível resolver esse enigma apenas com pensamento lateral.
Como resolver o enigma do canil
A melhor forma de resolver essa charada é separando suas informações da maneira mais lógica possível. Para isso, vamos começar considerando os 100 casais de cãezinhos. Então, no total, há 200 pets machos e fêmeas, metade de cada sexo.
Agora, vamos levar em consideração que nascem dois pares de cãezinhos para cada cão. Ou seja, esta proporção equivale a um total de 4 filhotes para cada adulto. Com essas informações em mente, já podemos começar a fazer os cálculos da seguinte forma:
- Primeiro, multiplicamos 200 x 4, e temos um total de 800 cães filhotes;
- Agora vamos somar os 800 filhotinhos aos 200 cães adultos, e teremos 1000 no total;
- Em seguida, subtraímos desse total 23 filhotinhos que não sobreviveram;
- E como resultado e resposta final, teremos um total de 977 cães no local.
É claro que esta é a forma mais simples e eficiente de resolver o enigma do canil superpopuloso, mas não a única. No entanto, caso queira chegar na resposta o mais rápido possível, esses são os cálculos que te ajudarão a matar a charada em pouco tempo.
Desafie seus amigos com o canil superpopuloso
Para quem gosta de desafios matemáticos, esta é uma charada e tanto. Ela não é exatamente difícil, mas para acertá-la é preciso prestar atenção nos detalhes. E claro, resolver os pequenos cálculos de seu enunciado para chegar na conta e no resultado final.
Como resultado, trata-se de um ótimo exercício de ginástica cerebral. Por isso, não deixe de compartilhar esse desafio com seus amigos, conhecidos e familiares. Ele pode ser resolvido por pessoas de todas as idades, inclusive crianças. Por isso vale a pena guardá-lo.