O desafio das moedas
Vamos testar as suas capacidades lógicas e matemáticas ao máximo com o desafio das moedas. Você precisará distribuir 1000 moedinhas em 10 caixas. Fácil, não é mesmo? Mas calma que não é apenas isso. Há uma exigência específica para cumprir esse objetivo, o que lhe dificultará.
Está afim de saber qual é ela? Então continue por aqui e vamos ver se você tem o que é preciso para resolver o desafio das moedas com máximo sucesso.
Tente vencer o desafio das moedas
Bom, como adiantamos aqui em cima, são 1000 moedas que precisam ser distribuídas em 10 caixas. Mas você não vai poder apenas colocar 100 moedas em cada caixa:
Imagem: divulgação
Isso porque, o objetivo não é distribuir as moedas de forma igual nas 10 caixas. E sim conseguir colocá-las lá de forma que, quando for preciso, você consiga devolver qualquer número de moedas que for solicitado dentro das caixas, sem precisar tirá-las de lá.
Vish, agora complicou, não é mesmo? Para resolver esse enigma, há ainda mais uma informação importante. Cada caixa comporta até 1000 moedas, e o valor solicitado de moedas que devem ser devolvidas será maior do que zero. E então, como resolver esse desafio?
Resolução do enigma das moedas
Para resolver esse problema, em primeiro lugar você precisa distribuir as moedas na caixas de forma que dê para retornar qualquer número decimal entre 1 e 1000. Então, considere que qualquer número pode ser formado somando o total de moedas de uma ou mais caixas.
Agora, com isso em mente, você pode usar, uma, algumas ou todas as caixas. Então para cumprir o desafio das moedas, o melhor é utilizar as potências de 2. Isso significa que qualquer número decimal pode ser representado no sistema binário, de base 2.
Parece que apenas matemática avançada é capaz de resolver esse problema, não é mesmo? Fique tranquilo, pois não é esse o caso! Na verdade, a solução para ele consiste em dobrar o número de moedas em cada uma das caixas. Então ficará:
- 1 moeda na primeira caixa;
- 2 moedas na segunda caixa;
- 4 moedas na terceira caixa;
- 8 moedas na quarta caixa;
- 16 moedas na quinta caixa;
- 32 moedas na sexta caixa;
- 64 moedas na sétima caixa;
- 128 moedas na oitava caixa;
- 256 moedas na nona caixa;
- 489 moedas na décima caixa.
O último número se refere ao total de moedas que sobraram. Agora, se distribui-las dessa forma nas caixas, poderá ter qualquer número a sua disposição sem precisar abrir nenhuma delas.
Gostou do desafio das moedas?
Este exercício é excelente pois pode ser resolvido tanto com matemática pura quanto com a boa e velha lógica. Dessa forma, se você está afim de testar as habilidades de pessoas que conhece, não deixe de lançar o desafio das moedas.
O mais bacana desse teste é que, fazendo-o corretamente, não importa o número de moedas que forem solicitados. A soma das caixas poderá fornecer a quantidade exata de 1 a 1000. Então é hora de desafiar seus amigos, familiares e conhecidos com ele.