O dilema do casal apaixonado

Este é um jogo bastante interessante. O dilema do casal apaixonado consiste em adivinhar qual a probabilidade de dois pombinhos conseguirem se encontrar escondidos, com base na hora em que combinam de se ver. E isso pode ser feito de forma bastante simples e lógica.

Agora que você está por dentro da principal proposta de nossa brincadeira, vamos ao dilema do casal apaixonado. Tente descobrir a chance de um encontro entre ambos conforme as regras estabelecidas pelo desafio.

Resolva o dilema do casal apaixonado

Essa história é quase uma versão moderna de “Romeu e Julieta”. Existe um casal que se ama muito, mas suas famílias não aprovam o relacionamento deles. Assim, a solução é se encontrar escondido todos os dias, em um certo local e uma certa hora:

dilema do casal apaixonado

Imagem: Divulgação

Para isso, os pombinhos se reúnem em um restaurante bastante romântico no centro da cidade. Conforme a combinação de ambos, eles chegam entre 20h e 20h45 no local. Para não levantar suspeitas, cada um chega separadamente, em um horário aleatório.

Os dois permanecem cerca de 15 minutos por lá, cada um sai separadamente, esperando de forma ansiosa para se ver novamente. Mas como nem tudo são flores, nem todo o dia eles conseguem se ver por não conciliarem os horários combinados.

Agora vem a pergunta do dilema do casal apaixonado: seguindo essa lógica diária de seus encontros, a probabilidade diária de se ver é maior ou menor do que 50%?

Como resolver essa situação

Se você manda bem em matemática e em probabilidade, com certeza já deve ter adivinhado a resposta. Mas o grande desafio aqui é resolver o dilema do casal apaixonado de forma simples e apenas com o uso de lógica. Sim, isso é totalmente possível, basta seguir os passos abaixo.

Bom, para resolver esse enigma vamos pensar da seguinte forma. Há dias em que os dois chegam entre 20h e 20h15, cada um permanece por 15 minutos por ali e depois ambos seguem seu caminho. Nesse intervalo de tempo, temos as seguintes probabilidades:

  • Ambos podem chegar às 20h e sair às 20h15;
  • Eles podem chegar às 20h15 e sair às 20h30;
  • Também há a probabilidade de chegar às 20h30 e sair às 20h45;
  • Entre esses intervalos, há os 15 minutos de permanência de cada um;
  • E ainda, existe também todos os horários entre esses intervalos.

Fazendo um exercício de lógica simples, descobrimos que há 9 combinações de horário e em 5 delas o casal se encontra. Ou seja, ao fazermos a relação de 5/9, descobrimos que a chance de se verem todos os dias é de 55%.

Repasse o dilema do casal apaixonado

Agora é a vez de seus amigos conseguirem descobrir como resolver esse teste. E se você conhece pessoas que são boas em probabilidade, desafie-as a tentar resolver a charada sem apelar para a matemática. Assim ele pode se tornar surpreendentemente desafiador.

Então repasse o dilema do casal apaixonado e veja quem consegue juntar todas as peças desse quebra-cabeça. Com certeza esse exercício de lógica vai entreter e fazer todos pensarem muito.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.