O dilema dos duendes

Que tal tentar ajudar a resolver o dilema dos duendes? Com a aproximação do natal, dois ajudantes do bom velhinho precisam ajudá-lo a entregar presentes nas casas. Para isso, eles também descem as chaminés para deixá-los embaixo das árvores.

Mas no meio desse processo, uma coisa realmente espantosa aconteceu com essa dupla. Então cabe a você tentar entender o fato e ajudar a resolver o dilema dos duendes.

Ajude a decifrar o dilema dos duendes

Nossos simpáticos protagonistas são os dois duendes de maior confiança do Papai Noel. Assim, toda a véspera de natal eles vão com ele para as casas das crianças entregar presentes:

dilema dos duendes

Imagem: Divulgação

O problema é que, em uma das casas em que estavam entregando os presentes, algo muito estranho aconteceu. Ambos desceram pela chaminé, e ao chegarem debaixo da árvore de natal, eles se olharam. Um estava com fuligem no rosto e o outro não.

Sem dizer uma palavra, o duende que estava com a cara limpa foi lavar o rosto, e o que estava com a cara suja não. Agora, como você explica esse comportamento? Tente entender o que aconteceu para decifrar o dilema dos duendes.

Resposta para essa charada

Antes de darmos a resposta, temos uma dica para você. O fato de um só ter sujado a cara não influencia diretamente na resposta. Isso pode ter sido apenas sorte pela forma como o outro desceu pela chaminé. Mas de certa forma, o dilema dos duendes tem a ver com esse fato.

Conseguiu entender a lógica por trás da atitude dos dois? Na verdade, ela é mais simples do que pode parecer. Ao descerem a chaminé e se olharam, os duendes tiveram duas ideias diferentes:

  • Ao olhar para o duende sujo o limpo pensou “nossa, que chaminé imunda, devo estar todo sujo também”. Então ele foi direto para o banheiro lavar o rosto;
  • Já seu colega, ao olha-lo totalmente limpo pensou “uau, que chaminé limpinha, com certeza não ficamos sujos”. Por isso, ele não foi lavar o seu rosto.

E assim você pode entender o dilema dos duendes. Eles tiveram ideias totalmente contrárias um olhando para a cara do outro. O problema é que aquele que estava sujo permaneceu desse jeito. Então o resto da noite ele deve ter virado motivo de piada para o bom velhinho e as renas.

Compartilhe o dilema dos duendes

Quem consegue perceber a “pegadinha” por trás dessa charada entende rapidamente o dilema dos duendes. Mas sem uma boa capacidade de raciocínio lógico e dedução, muita gente ficará pensando bastantes antes de responder. Por isso é muito bacana compartilha-lo com os outros.

Esse é o tipo de teste super divertido, que ajuda a todos a exercitarem seu intelecto. Por isso não deixe de fazê-lo para amigos, parentes e conhecidos. Pessoas de todas as idades estão habilitadas para tentar adivinhar o que aconteceu com nossos simpáticos duendes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.