O jogo das pedras
O jogo das pedras diz respeito a uma história muito interessante, que envolve trapaça e uma grande perspicácia de um dos jogadores. É que, percebendo a trapaça de seu oponente, ele conseguiu evitar sua derrota de forma simples e genial.
E a sua missão é justamente descobrir o que ele fez. Então prepare-se para conhecer a história por trás do jogo das pedras e veja se consegue decifrar o seu incrível desfecho.
O jogo das pedras
Havia um homem que devia uma grande quantidade de dinheiro para um agiota. Certo dia, ele convidou o seu devedor para disputar uma partida do jogo das pedras:
Imagem: divulgação.
Funcionava assim: o agiota pegaria da rua uma pedra escura e uma clara e as colocaria em uma sacola. Se o homem tirasse a pedra clara, sua dívida seria perdoada. Mas se tirasse a escura, ele seria morto. Por fim, o jogo foi feito em público para que houvesse testemunhas do resultado.
Sem muita escolha, o devedor aceitou o desafio. O problema é que o agiota trapaceou, e colocou duas pedras escuras na sacola. Mas percebendo essa jogada mal-intencionada, o devedor usou esse fato ao seu favor. Assim, de uma forma muito inteligente ele conseguiu sair vivo do jogo e ter sua dívida perdoada. E então, o que o homem fez?
Resposta desse desafio
E então, alguma ideia de como o devedor do agiota conseguiu se dar bem e vencer o jogo das pedras? Já adiantamos que ele não manipulou o conteúdo das sacolas, apenas usou a trapaça do próprio agiota contra ele mesmo.
Bom, ao perceber que, qualquer pedra que ele tiraria da sacola seria escura, o devedor bolou um plano engenhoso. Ele tirou uma delas da sacola e começou a puxar vagarosamente, na frente de todos os que estavam presentes ali.
Só que, antes de revelar a sua cor, ele a deixou cair no meio das várias outras pedras que havia na rua. Mais especificamente do lado de uma pedra clara. Assim, começou a apontar para a que estava no chão, dizendo que foi aquela que deixou cair.
O agiota ficou furioso, pois sabia que não era verdade. No entanto, todas as testemunhas do jogo concordaram com o devedor e afirmaram que ele havia tirado uma pedra clara. Sem querer revela sua trapaça, o credor foi obrigado a aceitar o resultado e perdoar a dívida.
Compartilhe o jogo das pedras
O mais interessante do desafio não é adivinhar o resultado do jogo, e sim o seu desfecho. Para isso, é necessário prestar atenção em todas as informações dele. E claro, usar a imaginação ao seu favor de forma que seja possível descobrir o que aconteceu.
Então faça esse teste para as pessoas mais inteligentes e observadoras que você conhece. Veja quem consegue observar o contexto dele e chegar na conclusão da forma certa. Garantimos que esse vai ser um desafio e tanto para muita gente.