O Papel dos Agentes de Saúde Pública no Brasil: Formação, Atuação e Perspectivas
Um dos trabalhos de maior importância na saúde pública brasileira é dos Agentes Comunitários de Saúde. Esses profissionais desempenham um papel crucial na promoção, prevenção e assistência à saúde da população.
Em tempos de epidemias, como a dengue ou o covid, a atuação desses profissionais é de extrema importância;
No Brasil, esses profissionais trabalham na implementação de políticas e programas que visam melhorar as condições sanitárias (tratamento de água, praticas de higiene) e reduzir doenças evitáveis (Infecções Sexualmente Transmissíveis, por exemplo).
O trabalho é regulamentado pela Lei No 10.507, de 10 de julho de 2002.
Assim, como á formação de um agente de saúde pública? Como se dá o ingresso na carreira? Afinal, eles são médicos? Têm atribuições de enfermeiros?
Leia sobre essa classe de trabalho no nosso artigo.
1. O que é um Agente Comunitário de Saúde Pública?
Os Agentes comunitários de Saúde Pública são profissionais capacitados para atuar na promoção da saúde, orientação da população e na prevenção de doenças, dentro de uma comunidade.
Eles desempenham papeis variados, dentro das demandas e necessidades do grupo social que atendem.
Sua atuação vai desde a identificação de problemas de saúde (doenças disseminadas por descarte incorreto de lixo, por exemplo) até a educação da população sobre medidas preventivas (campanhas de saúde sexual, por exemplo) e o encaminhamento de casos para atendimento médico adequado.
2. Formação Necessária
No Brasil, para se tornar um Agente Comunitário de Saúde Pública, é necessário possuir o ensino fundamental completo e realizar um curso de formação específico. Na maioria das instituições públicas, trata-se de um curso técnico.
Além disso, há cursos de Agente Comunitário de Saúde oferecidos por diversas instituições privadas.
Esse curso aborda temas como epidemiologia, promoção da saúde, vigilância sanitária e técnicas de atendimento básico.
3. Como Atuam os Agentes de Saúde Pública?
Os Agentes Comunitários de Saúde não são médicos, mas técnicos em ações para a prevenção de medidas sanitárias e de saúde pública.
Eles atuam principalmente nas comunidades (bairros, vilas, condomínios), realizando visitas domiciliares, identificando problemas de saúde, orientando a população sobre hábitos saudáveis, dentre outros.
Também podem dar suporte em campanhas de vacinação e educação, distribuindo materiais informativos e realizando o acompanhamento de casos específicos, como em epidemias de tuberculose e dengue.
4. Como Ingressar na Carreira:
Para ingressar na carreira de Agente Comunitário de Saúde Pública, presta-se um concurso público.
Não há uma periodicidade regular de concursos, então é preciso se atentar aos concursos públicos realizados pelas prefeituras secretarias de saúde estaduais.
Os requisitos e o processo seletivo podem variar, de acordo com cada município ou estado, mas geralmente é necessário ter Curso técnico Em Agente Comunitário de saúde concluído.
5. Quadros Hierárquicos:
Dentro da carreira de Agente Comunitário de Saúde Pública, existem diferentes níveis hierárquicos, que podem incluir desde o Agente Comunitário de Saúde até supervisores e coordenadores de equipes.
A evolução funcional, muitas vezes, está associada à experiência profissional e à realização de cursos de capacitação.