O que é a ONU?
Você conhece a Organização das Nações Unidas? Veja a importância dela, para o mundo.
A mais importante organização internacional de relações diplomáticas é a ONU – Organização Das Nações Unidas. Muito se fala sobre os impactos e importâncias dela, no mundo, principalmente em tempos de guerra.
Isso porque a principal incumbência da ONU é na prevenção e resolução de conflitos, a promoção da paz, o desenvolvimento econômico e a cooperação internacional, e a manutenção de relações diplomáticas entre os países-membros.
A ONU foi criada após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), visando à prevenção de guerras e situações políticas extremadas, como foi nesse conflito.
Todas as 193 nações reconhecidas fazem parte da Organização das Nações Unidas, e apesar da ONU ser uma organização internacional, sua sede fica em Nova Iorque, Estados Unidos.
Porém, há diversos escritórios da ONU em outros países, como Nairóbi (Quênia), Viena (Áustria) ou Brasília (Brasil).
Há países que não fazem parte dela, seja por não terem sua soberania nacional reconhecida (como o caso do Chipre do Norte ou a Palestina), seja por terem optado explicitamente por isso (como no caso do Vaticano).
Estrutura e Objetivos da ONU
A Organização das Nações Unidas é composta por diversos órgãos voltados a debater questões internacionais, receber presidentes, e decidir assuntos de importância global.
O mais importante é a Assembleia Geral, um órgão deliberativo, onde todos os países membros têm representação, e que decide questões pertinentes, em termos de política externa, nomeações de secretários e demais.
O Conselho de Segurança, por sua vez, é o órgão voltado a tomar decisões no sentido de evitar e encerrar guerras e manter a paz e segurança internacionais.
É composto por 15 membros, com cinco permanentes (China, França, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos) e 10 elegíveis pelo prazo de dois anos. O Conselho de Segurança tem poder de veto de decisões da ONU.
O Conselho Econômico e Social é voltado a pensar e promover ações de ordem econômica, mediar conflitos nesse sentido e demais atividades.
Já a Corte Internacional de Justiça é principal órgão de justiça da ONU, e é responsável por tomar medidas punitivas contra pessoas, organizações e países que cometam crimes internacionais e contra a humanidade. Trata-se da famosa “Corte de Haia”.
Outro desses órgãos é a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), uma agência especializada da ONU.
Há também a Organização Mundial da Saúde, responsável por emitir alertas sobre pandemias, decidir resoluções sobre questões médicas.
O Fundo Monetário Internacional por sua vez, é o “banco” da ONU, responsável por auxiliar financeiramente os países do mundo.
O secretário geral da ONU
O secretário da ONU é o seu “presidente”, e ele é uma pessoa eleita para mandatos de 5 anos, não podendo ser eleito uma terceira vez. Além disso, ele não pode ser de um dos países-membros fixos do Conselho de Segurança.
Ele deve ter uma formação ilibada e deve guiar seu trabalho pela Carta das Nações Unidas (o “estatuto” da ONU).
Atualmente, o cargo é ocupado pelo português António Guterres (1949), eleito em 2017.